Panorâmica sobre a história da Tecnologia na Educação na era pré-digital: a lenta evolução tecnológica nas escolas portuguesas desde finais do século XIX até ao início do ensino computorizado
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.17294.044Resumo
Atualmente, o discurso sobre o uso de Tecnologias em ambientes educativos tem estado cada vez mais presente nos estudos sobre Educação. O uso de Tecnologias na Educação não é uma realidade recente, e a evolução dos meios tecnológicos veio modificar de forma significativa o ato de ensinar, sendo a Tecnologia cada vez mais reconhecida, também, como potenciadora das aprendizagens. Este trabalho, em estreita ligação entre História e Educação, visa apresentar uma revisão sistemática da literatura a partir da análise qualitativa de periódicos dos principais Liceus portugueses sobre o uso da Tecnologia no contexto educativo português desde o dealbar do século XX até ao início do ensino computorizado, enquadrado numa visão internacional, numa perspetiva coetânea do uso e da forma de apropriação da Tecnologia nas escolas portuguesas. As principais conclusões deste estudo indiciam uma introdução da Tecnologia na escola portuguesa que segue a disseminação concretizada noutros países, em particular nos EUA, porém, sugerindo uma lenta difusão, com uma utilização essencialmente esporádica, fruto da escassez de recursos e pouca aposta em formação docente, conferindo ao uso da Tecnologia na escola um caráter mais irregular e lúdico do que verdadeiramente integrado em práticas pedagógicas com vista a promover a qualidade das aprendizagens.
Palavras-chave: História da Educação. Tecnologia educativa. Evolução da tecnologia educativa.
Métricas
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.