Panorâmica sobre a história da Tecnologia na Educação na era pré-digital: a lenta evolução tecnológica nas escolas portuguesas desde finais do século XIX até ao início do ensino computorizado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.17294.044

Resumo

Atualmente, o discurso sobre o uso de Tecnologias em ambientes educativos tem estado cada vez mais presente nos estudos sobre Educação. O uso de Tecnologias na Educação não é uma realidade recente, e a evolução dos meios tecnológicos veio modificar de forma significativa o ato de ensinar, sendo a Tecnologia cada vez mais reconhecida, também, como potenciadora das aprendizagens. Este trabalho, em estreita ligação entre História e Educação, visa apresentar uma revisão sistemática da literatura a partir da análise qualitativa de periódicos dos principais Liceus portugueses sobre o uso da Tecnologia no contexto educativo português desde o dealbar do século XX até ao início do ensino computorizado, enquadrado numa visão internacional, numa perspetiva coetânea do uso e da forma de apropriação da Tecnologia nas escolas portuguesas. As principais conclusões deste estudo indiciam uma introdução da Tecnologia na escola portuguesa que segue a disseminação concretizada noutros países, em particular nos EUA, porém, sugerindo uma lenta difusão, com uma utilização essencialmente esporádica, fruto da escassez de recursos e pouca aposta em formação docente, conferindo ao uso da Tecnologia na escola um caráter mais irregular e lúdico do que verdadeiramente integrado em práticas pedagógicas com vista a promover a qualidade das aprendizagens.

Palavras-chave: História da Educação. Tecnologia educativa. Evolução da tecnologia educativa.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
1,028
Mar 25 '21Mar 28 '21Mar 31 '21Apr 01 '21Apr 04 '21Apr 07 '21Apr 10 '21Apr 13 '21Apr 16 '21Apr 19 '21Apr 22 '217.0
| |
Outros formatos de visualizações
154
Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 20269
|
  • Citations
  • Scopus - Citation Indexes: 1
  • Captures
  • Mendeley - Readers: 32
  • Mendeley - Readers: 21

Biografia do Autor

Sara Dias-Trindade, Universidade de Coimbra

Professora da Universidade de Coimbra, CEIS20, Faculdade de Letras (DHEEAA); Doutoramento em História – Didática.

António Gomes Ferreira, Universidade de Coimbra

Professor da Universidade de Coimbra, CEIS20, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação; Doutoramento em Ciências da Educação.

José António Moreira , Universidade Aberta

Professor da Universidade Aberta, CEIS20; Doutoramento em Ciências da Educação.

Downloads

Publicado

2021-03-24

Como Citar

DIAS-TRINDADE, S. .; GOMES FERREIRA, A. .; ANTÓNIO MOREIRA , J. Panorâmica sobre a história da Tecnologia na Educação na era pré-digital: a lenta evolução tecnológica nas escolas portuguesas desde finais do século XIX até ao início do ensino computorizado. Práxis Educativa, [S. l.], v. 16, p. 1–20, 2021. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.16.17294.044. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/17294. Acesso em: 26 abr. 2025.