A escrita numérica de pessoas com surdocegueira
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.17435.025Resumo
Objetivamos investigar a forma como as pessoas com surdocegueira escrevem numericamente e a relação da escrita numérica com o pensamento matemático desses sujeitos. Partimos da hipótese de que algumas das dificuldades dessas pessoas ao apreender determinados conteúdos escolares possuíam relação com esse tipo de escrita, que estaria mais próxima da Libras do que da língua portuguesa. A abordagem metodológica utilizada foi a pesquisa exploratória e descritiva, de cunho qualitativo com pesquisa de campo, contando com três pessoas com surdocegueira. Os resultados apontam para uma escrita numérica, já transcodificada, mais voltada para a língua portuguesa do que para a língua de sinais, diferindo do que ocorre com as pessoas surdas e aproximando-se da escrita de pessoas ouvintes. Concluímos que é possível inferir sobre o pensamento matemático das pessoas com surdocegueira mais influenciado pela língua portuguesa do que pela língua de sinais.
Palavras-chave: Educação Especial. Surdocegueira. Escrita Numérica.
Métricas
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.