Redes políticas de currículo: a atuação da Fundação Getulio Vargas
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.18297.067Resumo
Neste artigo, analisamos mudanças no modo de governança exercido por instituições filantrópicas e privadas na educação, com foco nas redes políticas de Stephen J. Ball. A noção de redes é associada à noção de social como prática discursiva de Ernesto Laclau, fazendo-nos conceber tais redes como espaços de disputa nas políticas educacionais e como representação do social, jamais plena, mas produtiva para interpretar a influência de instituições nas decisões políticas. Como exemplo dessa análise, focalizamos o protagonismo da Fundação Getulio Vargas (FGV), após a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em busca de evidenciarmos sua atuação, inclusive internacional, nas ações de “implementação” da BNCC e na constituição de “novos” processos de gestão privada da educação pública.
Palavras-chave: Política de currículo. Redes políticas. Fundação Getulio Vargas. Base Nacional Comum Curricular. Discurso.
Métricas
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.