Cultura popular, educação e lazer: uma abordagem sobre a capoeira e o samba

Autores

  • Pedro Rodolpho Jungers Abib Universidade Federal da Bahia

Resumo

Esse trabalho é parte da pesquisa realizada no doutorado em Ciências Sociais aplicadas à Educação finalizado em 2004 na UNICAMP. Busca estabelecer relações entre cultura popular, educação e lazer, identificando a capoeira e o samba, como duas das mais significativas manifestações da cultura popular, no que tange à suas possibilidades de serem inseridas como conteúdos em processos de educação não-formal, sobretudo àqueles voltados para as camadas menos favorecidas da população. Analisamos aqui algumas características do samba e da capoeira, sobretudo em relação às formas de transmissão dos saberes oriundos do universo da cultura popular, onde a memória, a ritualidade, a oralidade, a ancestralidade e a temporalidade se apresentam como categorias fundamentais, partindo do conceito de comunidade, enquanto uma importante referência para a compreensão da lógica que orienta os processos educativos nesses espaços.

 

Palavras-chave: Cultura Popular. Educação. Lazer. Capoeira. Samba.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
1,390
Jul 2009Jan 2010Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202667
|

Downloads

Publicado

2009-05-21

Como Citar

JUNGERS ABIB, P. R. Cultura popular, educação e lazer: uma abordagem sobre a capoeira e o samba. Práxis Educativa, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 58–66, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/245. Acesso em: 26 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos