Práticas dialógicas de pedagogas da Educação Básica: constituição e princípios organizadores
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.21.25577.004Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a constituição, os elementos orientadores e os princípios organizadores das práticas dialógicas das pedagogas da Educação Básica. Parte do reconhecimento do papel da pedagoga na escola e de seu trabalho, marcados por um contexto contraditório de atuação e de desafios, buscando ir da denúncia da precariedade do trabalho ao anúncio de práticas dialógicas e de transformação da realidade. O referencial teórico pautou-se em Freire (1996, 2000) e Aubert et al. (2018), para a fundamentação do diálogo e da prática dialógica. A pesquisa foi desenvolvida a partir da Metodologia de Investigação Comunicativa (Gómez et al., 2006), e as técnicas utilizadas foram o questionário, com a participação de 71 pedagogas das redes estadual e municipal de ensino, e o grupo de discussão comunicativo, realizado com sete pedagogas da Educação Básica. Os resultados evidenciam que a constituição da prática dialógica acontece a partir da formação inicial e continuada e da experiência profissional vivida e observada. Os elementos que orientam a prática consistem na compreensão do papel da pedagoga, da organização e do planejamento do trabalho pedagógico, da realidade, das estratégias diante dos determinantes externos, bem como do diálogo e da prática dialógica. Apresentam-se como princípios organizadores o conhecimento, o diálogo e as qualidades ou virtudes da pedagoga. A pesquisa evidencia possibilidades de fortalecimento da prática dialógica nas escolas, mesmo em contextos marcados por pressões externas, e aponta que a intencionalidade, a formação continuada e a construção coletiva são caminhos potentes para ampliar práticas de diálogo, participação e transformação na Educação Básica.
Palavras-chave: Coordenadora pedagógica. Dialogicidade. Elementos limitadores e transformadores da prática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Práxis Educativa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.