A educação ambiental nos parques estaduais paulistas no âmbito das recomendações de Tbilisi
Resumo
Este estudo tem por objetivo analisar resultados de uma pesquisa sobre os programas de educação ambiental desenvolvidos nos Parques Estaduais Paulistas, no que diz respeito aos objetivos e temas abordados, envolvimento da comunidade, enfoque interdisciplinar e representações de meio ambiente; procurando-se identificar se os resultados levantados atendem às orientações da Declaração da 1ª Conferência Intergovernamental de Educação Ambiental, realizada na cidade de Tbilisi, em 1977. A população de estudo da pesquisa foi constituída por gestores e responsáveis pelos programas de Educação Ambiental dos parques. Utilizou-se para o levantamento de dados a técnica “survey”, e como principal instrumento de pesquisa, o questionário. Dentre os resultados analisados da pesquisa pode-se destacar que os objetivos dos programas de educação ambiental contemplavam alguns aspectos previstos nas Recomendações de Tbilisi, porém isolados de um processo educativo contínuo, e ao contrário do que sugere o documento, a temática ambiental abordada nos programas enfatizava em alguns casos apenas aspectos naturais. Considera-se fundamental o reconhecimento deste documento para subsidiar a elaboração e o desenvolvimento de programas de educação ambiental.
Palavras-chave: Educação ambiental. Recomendações de Tbilisi. Parques estaduais.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.