A educação ambiental nos parques estaduais paulistas no âmbito das recomendações de Tbilisi

Autores

  • Renata Ferraz de Toledo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
  • Maria Cecília Focesi Pelicioni

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar resultados de uma pesquisa sobre os programas de educação ambiental desenvolvidos nos Parques Estaduais Paulistas, no que diz respeito aos objetivos e temas abordados, envolvimento da comunidade, enfoque interdisciplinar e representações de meio ambiente; procurando-se identificar se os resultados levantados atendem às orientações da Declaração da 1ª Conferência Intergovernamental de Educação Ambiental, realizada na cidade de Tbilisi, em 1977. A população de estudo da pesquisa foi constituída por gestores e responsáveis pelos programas de Educação Ambiental dos parques. Utilizou-se para o levantamento de dados a técnica “survey”, e como principal instrumento de pesquisa, o questionário. Dentre os resultados analisados da pesquisa pode-se destacar que os objetivos dos programas de educação ambiental contemplavam alguns aspectos previstos nas Recomendações de Tbilisi, porém isolados de um processo educativo contínuo, e ao contrário do que sugere o documento, a temática ambiental abordada nos programas enfatizava em alguns casos apenas aspectos naturais. Considera-se fundamental o reconhecimento deste documento para subsidiar a elaboração e o desenvolvimento de programas de educação ambiental.

Palavras-chave: Educação ambiental. Recomendações de Tbilisi. Parques estaduais.

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Publicado

2009-05-26

Como Citar

TOLEDO, R. F. de; PELICIONI, M. C. F. A educação ambiental nos parques estaduais paulistas no âmbito das recomendações de Tbilisi. Práxis Educativa, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 57–64, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/286. Acesso em: 28 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos