Bernstein e a classe média

Autores

  • Sally Power Cardiff University (País de Gales)
  • Geoff Whitty Institute of Education – University of London

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.3i.2.119128

Resumo

Este artigo explora as contribuições de Basil Bernstein para a discussão sobre educação e classe social e, de forma particular, a relevância de seu trabalho para a compreensão da classe média britânica. Bernstein é um dos poucos sociólogos da educação a reconhecer e explorar as diferenças e tensões no interior da classe média. Partimos da discussão, em linhas gerais, de algumas das influências da teorização de Bernstein sobre classe social e, em seguida, sublinhamos suas principais idéias acerca da relação entre classe média e educação. Investigamos, então, a relevância do seu trabalho para a pesquisa sobre educação e diferenciação no interior da classe média, partindo dos dados obtidos no nosso projeto “Destinados para o Sucesso”. Esse projeto traçou as biografias educacionais de 300 jovens, homens e mulheres, desde o início da sua promissora carreira educacional na escola secundária até os 25 anos de idade. Sustentamos que as distintas disposições e orientações da “nova” e da “velha” classe média propostas por Bernstein são evidentes nas preferências paternas por tipos de escolas, processos de engajamento dos alunos e, por fim, nas identidades diferenciadas da classe média.

 

Palavras-chave: Basil Bernstein. Classe média. Biografias educacionais.

Downloads

Métricas

Visualizaciones del PDF
767
Jul 2009Jan 2010Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202631
|

Downloads

Publicado

2009-05-28

Como Citar

POWER, S.; WHITTY, G. Bernstein e a classe média. Práxis Educativa, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 119–128, 2009. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.3i.2.119128. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/328. Acesso em: 10 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos