Bernstein e a classe média

Autores

  • Sally Power Cardiff University (País de Gales)
  • Geoff Whitty Institute of Education – University of London

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.3i.2.119128

Resumo

Este artigo explora as contribuições de Basil Bernstein para a discussão sobre educação e classe social e, de forma particular, a relevância de seu trabalho para a compreensão da classe média britânica. Bernstein é um dos poucos sociólogos da educação a reconhecer e explorar as diferenças e tensões no interior da classe média. Partimos da discussão, em linhas gerais, de algumas das influências da teorização de Bernstein sobre classe social e, em seguida, sublinhamos suas principais idéias acerca da relação entre classe média e educação. Investigamos, então, a relevância do seu trabalho para a pesquisa sobre educação e diferenciação no interior da classe média, partindo dos dados obtidos no nosso projeto “Destinados para o Sucesso”. Esse projeto traçou as biografias educacionais de 300 jovens, homens e mulheres, desde o início da sua promissora carreira educacional na escola secundária até os 25 anos de idade. Sustentamos que as distintas disposições e orientações da “nova” e da “velha” classe média propostas por Bernstein são evidentes nas preferências paternas por tipos de escolas, processos de engajamento dos alunos e, por fim, nas identidades diferenciadas da classe média.

 

Palavras-chave: Basil Bernstein. Classe média. Biografias educacionais.

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Publicado

2009-05-28

Como Citar

POWER, S.; WHITTY, G. Bernstein e a classe média. Práxis Educativa, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 119–128, 2009. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.3i.2.119128. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/328. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos