A rede nacional de formação continuada de professores, o Pró-Letramento e os modos de “formar” os professores

Autores

  • Sonia Regina Mendes dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.3i.2.143148

Resumo

Neste artigo, são analisadas as possibilidades de construção da autonomia profissional de professores participantes do Programa Pró-Letramento, lançado pelo MEC em 2006, como parte da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica. A pesquisa envolveu a realização de entrevistas com os três principais gestores do Programa no município de Duque de Caxias – RJ. Concluiu-se que é possível identificar, no programa investigado, a permanência de um modelo de formação aplicacionista.

 

Palavras-chave: Formação continuada. Programa Pró-Letramento. Autonomia docente.

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Publicado

2009-05-28

Como Citar

SANTOS, S. R. M. dos. A rede nacional de formação continuada de professores, o Pró-Letramento e os modos de “formar” os professores. Práxis Educativa, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 143–148, 2009. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.3i.2.143148. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/331. Acesso em: 10 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos