As percepções docentes sobre a dimensão metodológica no processo ensino-aprendizagem

Autores

  • Márcio Freschi Faculdade Concórdia - FACC

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.3i.2.149157

Resumo

Neste artigo analisam-se depoimentos de professores de Ciências e Matemática - alunos de um Curso de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática - os quais participaram de uma pesquisa que teve por objetivo identificar os princípios que fundamentam a ação docente em atividades de sala de aula. Para a identificação desses princípios foi procedida a análise de textos escritos pelos professores-sujeitos da pesquisa, nos quais apresentavam respostas a questões sobre sua prática pedagógica. Dentre as várias constatações propiciadas pela pesquisa, destaca-se a de que é necessário diversificar os procedimentos metodológicos usados em sala de aula, contextualizando o objeto de estudo, partindo dos conhecimentos prévios dos alunos e oportunizando a eles a construção de conhecimentos cada vez mais complexos, que contribuam para a formação de cidadãos críticos.

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Metodologia de ensino. Princípios metodológicos.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
859
Jul 2009Jan 2010Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202666
|

Downloads

Publicado

2009-05-28

Como Citar

FRESCHI, M. As percepções docentes sobre a dimensão metodológica no processo ensino-aprendizagem. Práxis Educativa, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 149–157, 2009. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.3i.2.149157. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/332. Acesso em: 10 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos