As percepções docentes sobre a dimensão metodológica no processo ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.3i.2.149157Resumo
Neste artigo analisam-se depoimentos de professores de Ciências e Matemática - alunos de um Curso de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática - os quais participaram de uma pesquisa que teve por objetivo identificar os princípios que fundamentam a ação docente em atividades de sala de aula. Para a identificação desses princípios foi procedida a análise de textos escritos pelos professores-sujeitos da pesquisa, nos quais apresentavam respostas a questões sobre sua prática pedagógica. Dentre as várias constatações propiciadas pela pesquisa, destaca-se a de que é necessário diversificar os procedimentos metodológicos usados em sala de aula, contextualizando o objeto de estudo, partindo dos conhecimentos prévios dos alunos e oportunizando a eles a construção de conhecimentos cada vez mais complexos, que contribuam para a formação de cidadãos críticos.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Metodologia de ensino. Princípios metodológicos.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.