Projetos de Educação Não-Formal na cidade de Ponta Grossa – PR: análise de currículos e práticas

Autores

  • Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula UEPG
  • Cristiane Aparecida Woytichoski de Santa Clara Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.3i.2.183189

Resumo

O artigo apresenta um estudo sobre a Educação Não-Formal na cidade de Ponta Grossa – PR. O objetivo da pesquisa foi descrever e analisar o currículo de três projetos de Educação Não-Formal. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e questionários aplicados aos responsáveis pelos projetos investigados e aos professores neles envolvidos. Constatou-se que os projetos possuíam uma flexibilização curricular e utilizavam metodologias inovadoras, que visavam a uma nova forma de aprender através de eixos temáticos voltados para a cidadania. Concluiu-se que a função dos projetos de Educação Não-Formal não é reproduzir as mesmas atividades da escola formal, mas auxiliar a construção da cidadania dos participantes através do acesso à cultura, à arte, ao lazer e à informação.

 

Palavras-chave: Educação não-Formal. Currículo. Crianças e adolescentes.

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Publicado

2009-05-28

Como Citar

PAULA, E. M. A. T. de; SANTA CLARA, C. A. W. de. Projetos de Educação Não-Formal na cidade de Ponta Grossa – PR: análise de currículos e práticas. Práxis Educativa, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 183–189, 2009. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.3i.2.183189. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/335. Acesso em: 11 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos