A prática educativa e a pesquisa no movimento social
Resumo
O objetivo do trabalho é discutir aspectos da prática educativa e da pesquisa no movimento social, especificamente no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. A intenção é estabelecer relações entre as experiências vividas no cotidiano do movimento social e do assentamento e as características do mundo escolar; demonstrar as possibilidades e os desafios na articulação entre a prática educativa do movimento social e aquela necessária à compreensão dos conteúdos curriculares; refletir sobre as características da pesquisa educacional no movimento social. Idéias de Gohn (1992) e Arroyo (2004 a, b) contribuíram para as reflexões sobre a dimensão educativa dos movimentos sociais e para a análise do movimento social do campo como educativo. A prática educativa do movimento social ocorre em várias frentes, a saber: nas reuniões, no espaço cooperativo de trabalho, no enfrentamento com o Estado e com a classe proprietária. A prática dos educadores envolve capacitação e formação política. Nos documentos pedagógicos produzidos pelo MST está implícito o papel da pesquisa na prática educativa. É a partir dos registros nos seminários, eventos, reuniões etc, que as propostas educacionais são geradas; tendo como ponto de partida a prática educativa na escola, na vida e nas atividades de produção nos assentamentos. As experiências dos educandos e dos educadores interrogam a pedagogia escolar e anunciam que o reconhecimento do saber construído pelos sujeitos do processo pedagógico é essencial ao processo de compreensão e apropriação dos conhecimentos construídos ao longo da trajetória humana.
Palavras-chaves: Movimento social. Prática educativa. Pesquisa. Trajetórias sociais.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.