As propostas do Setor Educacional do Mercosul para o ensino de História

Autores

  • Léia Adriana da Silva Santiago Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Goiano
  • Serlei Maria Fischer Ranzi Universidade Federla do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.8i2.0005

Resumo

O artigo resulta de pesquisa desenvolvida sobre os conteúdos referentes à América Latina no ensino de História. Nesta pesquisa, foram analisados os documentos do Mercosul Educacional, especificamente dos seminários do ensino de História e Geografia, com o objetivo de apresentar as reflexões, as perspectivas e as ações colocadas pelos especialistas para o ensino de História na Educação Básica dos Estados-partes. O artigo conclui sinalizando que a necessidade de integração social e cultural possibilitou a criação do SEM e, posteriormente, a formação do grupo de trabalho no ensino de História e Geografia, cuja preocupação foi incorporar conteúdos curriculares mínimos de História de cada um dos países signatários e discutir sobre um ensino de História que veiculasse abordagens comparativas, que possibilitasse a identificação de traços de identidade comuns e que contemplasse a integração social e o direito à diferença.

 

Palavras-chave: Ensino de História. Grupo de trabalho. Setor Educacional do Mercosul.

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Publicado

2013-11-04

Como Citar

DA SILVA SANTIAGO, L. A.; FISCHER RANZI, S. M. As propostas do Setor Educacional do Mercosul para o ensino de História. Práxis Educativa, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 443–463, 2013. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.8i2.0005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/4273. Acesso em: 26 abr. 2025.

Edição

Seção

Ensino de História no espaço Ibero-americano