Utopias político-educacionais na formação de professores de História em Barcelona e São Paulo

Autores

  • Caroline Pacievitch Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de São Paulo
  • Vera Lúcia Sabongi De Rossi Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.8i2.0007

Resumo

Este artigo oferece algumas reflexões sobre a presença de utopias político-educacionais na formação de professores de História. Utopias político-educacionais são compreendidas como projetos de um mundo melhor, realizáveis, baseados em profunda crítica ao presente. As fontes documentais são testemunhos de oito professores de História/Ciencias Sociales da província de Barcelona e do estado de São Paulo, entendidos como documentos-monumentos, mantendo o diálogo com autores como A. Colombo, C. Dubois e C. Boto, entre outros. A abordagem comparativa adotada permite lançar algumas luzes sobre a complexidade das perspectivas pessoais e do caráter ideológico que envolve a formação de professores de História/Ciencias Sociales. Os professores expressam o desejo de ser democráticos e apoiam a democracia no seu sentido substancial, conforme N. Bobbio.

 

Palavras-chave: Utopias. Responsabilidade docente. Formação de professores de História.

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Publicado

2013-11-04

Como Citar

PACIEVITCH, C.; DE ROSSI, V. L. S. Utopias político-educacionais na formação de professores de História em Barcelona e São Paulo. Práxis Educativa, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 489–515, 2013. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.8i2.0007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/4842. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Ensino de História no espaço Ibero-americano