Utopias político-educacionais na formação de professores de História em Barcelona e São Paulo

Autores

  • Caroline Pacievitch Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de São Paulo
  • Vera Lúcia Sabongi De Rossi Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.8i2.0007

Resumo

Este artigo oferece algumas reflexões sobre a presença de utopias político-educacionais na formação de professores de História. Utopias político-educacionais são compreendidas como projetos de um mundo melhor, realizáveis, baseados em profunda crítica ao presente. As fontes documentais são testemunhos de oito professores de História/Ciencias Sociales da província de Barcelona e do estado de São Paulo, entendidos como documentos-monumentos, mantendo o diálogo com autores como A. Colombo, C. Dubois e C. Boto, entre outros. A abordagem comparativa adotada permite lançar algumas luzes sobre a complexidade das perspectivas pessoais e do caráter ideológico que envolve a formação de professores de História/Ciencias Sociales. Os professores expressam o desejo de ser democráticos e apoiam a democracia no seu sentido substancial, conforme N. Bobbio.

 

Palavras-chave: Utopias. Responsabilidade docente. Formação de professores de História.

Downloads

Métricas

Visualizaciones del PDF
318
Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202625
|

Downloads

Publicado

2013-11-04

Como Citar

PACIEVITCH, C.; DE ROSSI, V. L. S. Utopias político-educacionais na formação de professores de História em Barcelona e São Paulo. Práxis Educativa, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 489–515, 2013. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.8i2.0007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/4842. Acesso em: 14 mar. 2025.

Edição

Seção

Ensino de História no espaço Ibero-americano