Utopias político-educacionais na formação de professores de História em Barcelona e São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.8i2.0007Resumo
Este artigo oferece algumas reflexões sobre a presença de utopias político-educacionais na formação de professores de História. Utopias político-educacionais são compreendidas como projetos de um mundo melhor, realizáveis, baseados em profunda crítica ao presente. As fontes documentais são testemunhos de oito professores de História/Ciencias Sociales da província de Barcelona e do estado de São Paulo, entendidos como documentos-monumentos, mantendo o diálogo com autores como A. Colombo, C. Dubois e C. Boto, entre outros. A abordagem comparativa adotada permite lançar algumas luzes sobre a complexidade das perspectivas pessoais e do caráter ideológico que envolve a formação de professores de História/Ciencias Sociales. Os professores expressam o desejo de ser democráticos e apoiam a democracia no seu sentido substancial, conforme N. Bobbio.
Palavras-chave: Utopias. Responsabilidade docente. Formação de professores de História.
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