Por uma “América mais americana”: as representações da América espanhola em manuais didáticos para a formação de professores argentinos (1910-1913)

Autores

  • Analice Alves Marinho Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.8i2.0002

Resumo

Este trabalho tem por objetivo identificar as representações da América espanhola em manuais destinados à formação de professores, em especial no Compendio de la Historia General de América (1910-1913), de Carlos Lamarca. A metodologia utilizada foi o estudo dos acontecimentos da história americana em cada manual, com o intuito de responder à questão: Quais são as representações da América nos manuais argentinos? Os resultados encontrados indicam que Carlos Lamarca concebe a América de duas maneiras: uma antes da independência, em que o continente é diferenciado de acordo com sua localização geográfica, e outra depois da emancipação, com a desconstrução da ideia de América. Assim, ao identificar as representações do continente, julga-se ser possível localizar os espaços sociais onde elas foram escritas, compreendendo, assim, seus significados mais profundos.

 

Palavras-chave: América espanhola. Representação. Manual didático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Analice Alves Marinho, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Formada em História e atua na área de História da América e historiadores do século XX

Downloads

Publicado

2013-11-04

Como Citar

MARINHO, A. A. Por uma “América mais americana”: as representações da América espanhola em manuais didáticos para a formação de professores argentinos (1910-1913). Práxis Educativa, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 375–396, 2013. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.8i2.0002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/4857. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Ensino de História no espaço Ibero-americano