Por uma “América mais americana”: as representações da América espanhola em manuais didáticos para a formação de professores argentinos (1910-1913)

Autores

  • Analice Alves Marinho Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.8i2.0002

Resumo

Este trabalho tem por objetivo identificar as representações da América espanhola em manuais destinados à formação de professores, em especial no Compendio de la Historia General de América (1910-1913), de Carlos Lamarca. A metodologia utilizada foi o estudo dos acontecimentos da história americana em cada manual, com o intuito de responder à questão: Quais são as representações da América nos manuais argentinos? Os resultados encontrados indicam que Carlos Lamarca concebe a América de duas maneiras: uma antes da independência, em que o continente é diferenciado de acordo com sua localização geográfica, e outra depois da emancipação, com a desconstrução da ideia de América. Assim, ao identificar as representações do continente, julga-se ser possível localizar os espaços sociais onde elas foram escritas, compreendendo, assim, seus significados mais profundos.

 

Palavras-chave: América espanhola. Representação. Manual didático.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Analice Alves Marinho, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Formada em História e atua na área de História da América e historiadores do século XX

Downloads

Publicado

2013-11-04

Como Citar

MARINHO, A. A. Por uma “América mais americana”: as representações da América espanhola em manuais didáticos para a formação de professores argentinos (1910-1913). Práxis Educativa, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 375–396, 2013. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.8i2.0002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/4857. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Ensino de História no espaço Ibero-americano