Análise das bases epistemológicas do campo teórico da política educacional

Autores

  • Elione Maria Nogueira Diógenes UFAL

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.9i2.0002

Resumo

Este artigo desenvolve ponderações pertinentes às bases epistemológicas do campo teórico das políticas públicas de educação, situando e contextualizando, historicamente, seu desenvolvimento. O texto introduz uma reflexão sobre a influência dos paradigmas dominantes das ciências sociais que fundamentam os estudos nessa área e, também, reconstrói os itinerários históricos da temática a partir do comparecimento do Estado educador na formulação e na implementação das políticas públicas de educação no Brasil. O artigo aproxima-se de alguns estudos cujas correntes teórico-metodológicas assumem o materialismo-histórico-dialético de investigação. A principal conclusão é a de que os paradigmas críticos dominam tais estudos. Além disso, as bases epistemológicas das políticas públicas de educação têm como argamassa hegemônica, do ponto de vista contemporâneo, o campo da Ciência Política.

 

Palavras-chave: Política Educacional. Estado. Bases Epistemológicas.

Downloads

Métricas

PDF views
1,899
Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026152
|

Biografia do Autor

Elione Maria Nogueira Diógenes, UFAL

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará. Profª Adjunta II da Universidade Federal de Alagoas e membro dos grupos de pesquisa: Caminhos da Educação em Alagoas e Pesquisa em História do Ceará.

Downloads

Publicado

2014-05-23

Como Citar

DIÓGENES, E. M. N. Análise das bases epistemológicas do campo teórico da política educacional. Práxis Educativa, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 333–353, 2014. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.9i2.0002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/6008. Acesso em: 12 maio. 2025.

Edição

Seção

Estudos teóricos e epistemológicos sobre política educacional