O positivismo como fundamento epistemológico clássico das políticas educacionais e a institucionalização da prática escolar na contemporaneidade

Autores

  • Lindomar Wessler Boneti Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.9i2.0005

Resumo

Este artigo constitui-se de uma reflexão epistemológica em políticas educacionais na perspectiva de contribuir com o debate da Red Latinoamerica de Estudios Epistemológicos en Política Educativa (ReLePe). Trata-se de resgatar o caminhar histórico da posição Positivista como fundamento epistemológico clássico da institucionalização das políticas educacionais no que se refere à implementação da ação educativa, com foco especial ao conjunto de regras, de normas e de valores que regem o fazer da escola. Argumenta-se que esses fundamentos constituem-se a partir de dois movimentos interligados: construção histórica dos fundamentos epistemológicos da ciência e do Estado Moderno que, com o novo modo de produção, o capitalismo, dá origem ao segundo: movimento burguês de distinção de classe com base no estilo de vida. Assim, a partir da “Razão Moderna”, delineou-se o que se pode considerar como um “modelo de civilidade”, passando a se constituir o fundamento epistemológico e a meta de realização da institucionalização das políticas educacionais e a atividade escolar na contemporaneidade.

 

Palavras-chave: Políticas Educacionais. Fundamentos epistemológicos. Positivismo.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
2,991
Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202696
|

Biografia do Autor

Lindomar Wessler Boneti, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Educação e SociologiaProfessor do Mestrado e do Doutorado em Educação da PUCPR

Downloads

Publicado

2014-05-23

Como Citar

BONETI, L. W. O positivismo como fundamento epistemológico clássico das políticas educacionais e a institucionalização da prática escolar na contemporaneidade. Práxis Educativa, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 395–418, 2014. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.9i2.0005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/6038. Acesso em: 27 abr. 2025.

Edição

Seção

Estudos teóricos e epistemológicos sobre política educacional