Análise de limitações e possibilidades para as pesquisas sobre políticas educacionais, considerando as abordagens positivista, fenomenológica e materialista dialética

Autores

  • Giselle Abreu de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Gabriel Humberto Muñoz Palafox Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.9i2.0006

Resumo

O presente artigo objetiva discutir aspectos relacionados à construção de pesquisas sobre políticas educacionais, tendo como ponto de partida três categorias de Tello (2012): perspectiva epistemológica, posicionamento epistemológico e enfoque epistemetodológico. Consideramos ainda as contribuições de Ball e Mainardes (2011), Lima (2010), Alves-Mazzotti (2003), Masson (2013), dentre outros, para analisarmos, no contexto do materialismo dialético, o impacto das abordagens positivista, materialista dialética e fenomenológica – essa última analisada especialmente quanto às pesquisas qualitativas. Com isso, buscamos compreender a natureza epistemológica de tais abordagens, bem como suas possibilidades e limitações para o processo de produção do conhecimento científico, além de contribuir para a consolidação do campo de estudos sobre políticas educacionais.

 

Palavras-chave: Epistemologias. Metodologias. Políticas públicas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Giselle Abreu de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Pedagoga na Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Gabriel Humberto Muñoz Palafox, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação e Currículo (2001) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É Docente Associado II da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, lotado na Faculdade de Educação Física - FAEFI e professor colaborador, membro da linha de Políticas e Gestão da Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFU.

Downloads

Publicado

2014-05-23

Como Citar

OLIVEIRA, G. A. de; PALAFOX, G. H. M. Análise de limitações e possibilidades para as pesquisas sobre políticas educacionais, considerando as abordagens positivista, fenomenológica e materialista dialética. Práxis Educativa, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 419–441, 2014. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.9i2.0006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/6046. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Estudos teóricos e epistemológicos sobre política educacional