Teorizando o Estado e a Globalização na política e políticas educacionais

Autores

  • Guy Burton University of Nottingham, Malaysia Campus

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.9i2.0001

Resumo

Este artigo visa reverter o pensamento muito convencional (e geralmente crítico) que enfatiza a proeminência neoliberal na política e na formulação de políticas. Dois principais processos de formulação de políticas são observados: (1) um processo sistemático e racional ou (2) uma versão cumulativa (gradual/incremental). Este último é percebido como um modelo mais realista e representativo por fazer uso de perspectivas específicas relacionadas à natureza e ao papel do Estado no atual mundo globalizado. Com base nos livros Theories of the State (Dunleavy e O’ Leary, 1987) e Theories of the Democratic State (Dryzek e Dunleavy, 2009), quatro teorias principais são identificadas: a pluralista/neopluralista, a marxista, a elitista e a Nova Direita/mercado liberal. Três perspectivas de globalização são analisadas: a neoliberal, a radical e transformacionalista. Essa última oferece insights sobre o impacto variado da globalização no processo de formulação de políticas e seus resultados. O ensaio termina com um apelo para futuras pesquisas reconhecerem a natureza complexa da formulação de políticas, utilizando, dessa forma, uma análise mais diversificada.

 

Palavras-chave: Teorias do Estado. Globalização. Modelos de criação de políticas.

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Publicado

2014-05-23

Como Citar

BURTON, G. Teorizando o Estado e a Globalização na política e políticas educacionais. Práxis Educativa, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 315–332, 2014. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.9i2.0001. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/6386. Acesso em: 26 abr. 2025.

Edição

Seção

Estudos teóricos e epistemológicos sobre política educacional