Revisitando o enfoque das epistemologias da política educacional

Autores

  • César Tello UNTREF, UNSAM, UNLP
  • Jefferson Mainardes Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.10i1.0007

Resumo

Nesse artigo, de reflexão teórica, apresentamos uma revisão dos pressupostos anteriormente desenvolvidos sobre o Enfoque das Epistemologias da Política Educacional. Analisamos conceitualmente as categorias centrais que possuem potencialidade analítica para a vigilância epistemológica da investigação no campo e os critérios e a metodologia empregada para o outro uso do enfoque: a metapesquisa. Partindo de uma posição pluralista e de pesquisas anteriores, observamos a necessidade de analisar o campo teórico da política educacional em termos da produção de conhecimento em nossa região. Assumimos que a necessidade de aprofundamento sobre questões teóricas e epistemológicas é um elemento essencial para o fortalecimento das pesquisas desse campo.

 

Palavras-chave: Enfoque das Epistemologias da Política Educacional. Campo teórico. Política Educacional.

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Publicado

2014-12-19

Como Citar

TELLO, C.; MAINARDES, J. Revisitando o enfoque das epistemologias da política educacional. Práxis Educativa, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 153–178, 2014. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.10i1.0007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/7149. Acesso em: 26 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos

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