Entre queerpos e discursos: normalização de condutas, homossexualidades e homofobia nas práticas escolares da Educação Física

Autores

  • Vagner Matias do Prado Universidade do Oeste Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0012

Resumo

Ancorado nos estudos queers, o presente artigo visa a problematizar o processo de padronização de condutas, negação da homossexualidade e construção da homofobia por intermédio de algumas práticas escolares da disciplina de Educação Física. A partir de relatos gerados por entrevistas semiestruturadas, foi possível inferir que, dentre os conteúdos curriculares da área, os esportes são mobilizados para a construção e a manutenção de uma representação de masculinidade que subjuga e hierarquiza outras expressões da existência. Portanto, nesse jogo relacional, estudantes que não se adequam (ou não querem se adequar) aos modelos hegemônicos são alvos de constantes demarcações depreciativas, as quais objetivam estabelecer uma diferença que será “lida” socialmente como “anormalidade”.

 

Palavras-chave: Educação Física Escolar. Homossexualidades. Teoria queer.

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Biografia do Autor

Vagner Matias do Prado, Universidade do Oeste Paulista

Bacharel em Educação Física. Mestre e Doutor em Educação. Professor do curso de Graduação em Educação Física e Mestrado em Educação.

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Publicado

2017-07-06

Como Citar

PRADO, V. M. do. Entre queerpos e discursos: normalização de condutas, homossexualidades e homofobia nas práticas escolares da Educação Física. Práxis Educativa, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 501–519, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.12i2.0012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/8809. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação Física escolar no contexto da inclusão e diferença