Formação continuada para professores de Educação Física: a Tecnologia Assistiva favorecendo a inclusão escolar

Autores

  • Maria Luiza Salzani Fiorini Universidade Estadual Paulista - Unesp, campus de Marília
  • Eduardo José Manzini FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A TECNOLOGIA ASSISTIVA FAVORECENDO A INCLUSÃO ESCOLARUniversidade Estadual Paulista - Unesp, campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0003

Resumo

O artigo descreve o desenvolvimento de uma formação continuada para professores de Educação Física visando à incorporação da Tecnologia Assistiva e à criação de condições favoráveis à inclusão escolar. A abordagem teórico-metodológica foi a pesquisa reflexiva e colaborativa. Participaram dois professores que encontravam dificuldades para incluir um aluno com deficiência física e um aluno com transtorno global do desenvolvimento. A formação continuada consistiu em três passos: 1) reflexão por meio de vídeo sobre a própria prática e planejamento de uma aula, conjuntamente com a pesquisadora, buscando incorporar a Tecnologia Assistiva e favorecer a inclusão; 2) filmagem da aula; 3) avaliação e reflexão sobre o planejado e o executado e planejamento de uma nova aula. Considera-se que foi essencial ao desenvolvimento da formação continuada: considerar a demanda do professor, desenvolver o trabalho colaborativo, promover a reflexão das práticas e ter a Tecnologia Assistiva como suporte ao fator humano.

 

Palavras-chave: Educação Especial. Educação Física. Formação de Professores.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
1,016
Jul 07 '17Jul 10 '17Jul 13 '17Jul 16 '17Jul 19 '17Jul 22 '17Jul 25 '17Jul 28 '17Jul 31 '17Aug 01 '17Aug 04 '173.0
| |
Outros formatos de visualizações
161
Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202611
|

Biografia do Autor

Maria Luiza Salzani Fiorini, Universidade Estadual Paulista - Unesp, campus de Marília

Pós-doutoranda da UNESP. Doutora em Educação pela Unesp - campus de Marília.

Eduardo José Manzini, FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A TECNOLOGIA ASSISTIVA FAVORECENDO A INCLUSÃO ESCOLARUniversidade Estadual Paulista - Unesp, campus de Marília

Docente do Departamento de Educação Especial e do Programa de Pós-graduação em Educação, Unesp - campus de Marília

Downloads

Publicado

2017-07-07

Como Citar

FIORINI, M. L. S.; MANZINI, E. J. Formação continuada para professores de Educação Física: a Tecnologia Assistiva favorecendo a inclusão escolar. Práxis Educativa, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 334–355, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.12i2.0003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/8866. Acesso em: 27 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Educação Física escolar no contexto da inclusão e diferença