Formação continuada para professores de Educação Física: a Tecnologia Assistiva favorecendo a inclusão escolar

Autores

  • Maria Luiza Salzani Fiorini Universidade Estadual Paulista - Unesp, campus de Marília
  • Eduardo José Manzini FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A TECNOLOGIA ASSISTIVA FAVORECENDO A INCLUSÃO ESCOLARUniversidade Estadual Paulista - Unesp, campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0003

Resumo

O artigo descreve o desenvolvimento de uma formação continuada para professores de Educação Física visando à incorporação da Tecnologia Assistiva e à criação de condições favoráveis à inclusão escolar. A abordagem teórico-metodológica foi a pesquisa reflexiva e colaborativa. Participaram dois professores que encontravam dificuldades para incluir um aluno com deficiência física e um aluno com transtorno global do desenvolvimento. A formação continuada consistiu em três passos: 1) reflexão por meio de vídeo sobre a própria prática e planejamento de uma aula, conjuntamente com a pesquisadora, buscando incorporar a Tecnologia Assistiva e favorecer a inclusão; 2) filmagem da aula; 3) avaliação e reflexão sobre o planejado e o executado e planejamento de uma nova aula. Considera-se que foi essencial ao desenvolvimento da formação continuada: considerar a demanda do professor, desenvolver o trabalho colaborativo, promover a reflexão das práticas e ter a Tecnologia Assistiva como suporte ao fator humano.

 

Palavras-chave: Educação Especial. Educação Física. Formação de Professores.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Luiza Salzani Fiorini, Universidade Estadual Paulista - Unesp, campus de Marília

Pós-doutoranda da UNESP. Doutora em Educação pela Unesp - campus de Marília.

Eduardo José Manzini, FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A TECNOLOGIA ASSISTIVA FAVORECENDO A INCLUSÃO ESCOLARUniversidade Estadual Paulista - Unesp, campus de Marília

Docente do Departamento de Educação Especial e do Programa de Pós-graduação em Educação, Unesp - campus de Marília

Downloads

Publicado

2017-07-07

Como Citar

FIORINI, M. L. S.; MANZINI, E. J. Formação continuada para professores de Educação Física: a Tecnologia Assistiva favorecendo a inclusão escolar. Práxis Educativa, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 334–355, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.12i2.0003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/8866. Acesso em: 13 ago. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: Educação Física escolar no contexto da inclusão e diferença