As posições-sujeito (Estado e gestores) diante das avaliações em larga escala no Ensino Superior brasileiro

Autores

  • Taise Feldmann Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Osmar de Souza Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Marcia Regina Selpa Heinzle Universidade Regional de Blumenau (FURB)

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0005

Resumo

Diante das avaliações em larga escala no Ensino Superior Brasileiro, este artigo objetiva a) analisar as posições-sujeito do Estado e dos coordenadores de cursos de graduação e b) compreender as influências das políticas de avaliação nos currículos da Educação Superior. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, cujo corpus constitui-se de discursos de cinco coordenadores de cursos da área da saúde analisados por meio do método indutivo. As reflexões teóricas baseiam-se em pesquisas sobre a avaliação no ensino superior no que tange às condições de produção das avaliações no cenário mundial e nacional e também em teóricos da Análise do Discurso Francesa. Os resultados apontam que tais posições são interpeladas tanto pelos efeitos ideológicos do Estado, quanto pela posição-sujeito de coordenador/gestor de curso e produzem efeitos de sentido de acatamento, regulação e/ou controle e resistência e/ou descontentamento.

 

Palavras-chave: Posições-sujeito. Avaliação em larga escala. Currículo.

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Publicado

2017-03-21

Como Citar

FELDMANN, T.; SOUZA, O. de; HEINZLE, M. R. S. As posições-sujeito (Estado e gestores) diante das avaliações em larga escala no Ensino Superior brasileiro. Práxis Educativa, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 605–620, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.11i3.0005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/8869. Acesso em: 16 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas de Avaliação e Currículo