As posições-sujeito (Estado e gestores) diante das avaliações em larga escala no Ensino Superior brasileiro

Autores

  • Taise Feldmann Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Osmar de Souza Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Marcia Regina Selpa Heinzle Universidade Regional de Blumenau (FURB)

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0005

Resumo

Diante das avaliações em larga escala no Ensino Superior Brasileiro, este artigo objetiva a) analisar as posições-sujeito do Estado e dos coordenadores de cursos de graduação e b) compreender as influências das políticas de avaliação nos currículos da Educação Superior. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, cujo corpus constitui-se de discursos de cinco coordenadores de cursos da área da saúde analisados por meio do método indutivo. As reflexões teóricas baseiam-se em pesquisas sobre a avaliação no ensino superior no que tange às condições de produção das avaliações no cenário mundial e nacional e também em teóricos da Análise do Discurso Francesa. Os resultados apontam que tais posições são interpeladas tanto pelos efeitos ideológicos do Estado, quanto pela posição-sujeito de coordenador/gestor de curso e produzem efeitos de sentido de acatamento, regulação e/ou controle e resistência e/ou descontentamento.

 

Palavras-chave: Posições-sujeito. Avaliação em larga escala. Currículo.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
590
Mar 22 '17Mar 25 '17Mar 28 '17Mar 31 '17Apr 01 '17Apr 04 '17Apr 07 '17Apr 10 '17Apr 13 '17Apr 16 '17Apr 19 '173.0
| |

Downloads

Publicado

2017-03-21

Como Citar

FELDMANN, T.; SOUZA, O. de; HEINZLE, M. R. S. As posições-sujeito (Estado e gestores) diante das avaliações em larga escala no Ensino Superior brasileiro. Práxis Educativa, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 605–620, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.11i3.0005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/8869. Acesso em: 6 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas de Avaliação e Currículo