Educação Física: formação de professores e inclusão

Autores

  • David Rodrigues Instituto de Educação - Universidade de Lisboa
  • Luzia Lima-Rodrigues Instituto Politécnico de Setúbal

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0002

Resumo

A formação de professores, para dinamizarem e atuarem em contextos educacionais inclusivos, é um assunto da maior relevância. Vários autores têm chamado a atenção para a importância da formação nos valores e nas práticas dos professores. Neste artigo, procuramos problematizar essa formação tendo em atenção os valores prevalentes e dominantes da área da Educação Física. Discutimos as suas dificuldades específicas que se prendem a uma exacerbada meritocracia e a raras práticas de diferenciação e adaptação curricular. Este texto inclui, ainda, um testemunho, “na primeira pessoa”, de uma professora de Educação Física com condição de deficiência, em que é realçada a influência da formação que recebeu na formação que ministra.

 

Palavras-chave: Educação Inclusiva. Educação Física. Formação de professores.

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Publicado

2017-07-07

Como Citar

RODRIGUES, D.; LIMA-RODRIGUES, L. Educação Física: formação de professores e inclusão. Práxis Educativa, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 317–333, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.12i2.0002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/9812. Acesso em: 28 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Educação Física escolar no contexto da inclusão e diferença

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