Desafios teórico-metodológicos para o ensino de políticas educacionais na perspectiva do materialismo histórico

Autores

  • Marcela Alejandra Pronko Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Resumo

Resumo: Este artigo traz algumas reflexões que são resultado de uma longa experiência à frente de componentes curriculares relacionados às Políticas Educacionais em cursos de graduação e pós-graduação na Argentina e no Brasil. Essas reflexões constituem uma primeira sistematização, sem pretensão de exaustividade, dos principais problemas identificados nos trabalhos finais da disciplina elaborados pelos estudantes de três componentes curriculares, distinguindo problemas gerais, decorrentes de deficiências da formação prévia dos estudantes, de problemas específicos ligados a dificuldades de apreensão das bases conceituais do materialismo histórico e da concepção teórico-metodológica que orienta a organização dessas disciplinas. Após breve apresentação dessas bases, este texto destaca e discute quatro concepções problemáticas muito frequentes nesses trabalhos finais: uma história sem sujeito, que reatualiza o mito do progresso; um mundo que é movido quase exclusivamente pelas ideias, transformadas em pura vontade política; um Estado que, assumindo a centralidade no cenário social, é entendido como sujeito; uma educação como esfera isolada da realidade. Por fim, as breves considerações finais apontam caminhos para o aprofundamento da reflexão proposta.

 

Palavras-chave: Políticas educacionais. Concepções teórico-metodológicas. Materialismo histórico. Estado. Educação.

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Publicado

2017-08-14

Como Citar

PRONKO, M. A. Desafios teórico-metodológicos para o ensino de políticas educacionais na perspectiva do materialismo histórico. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 248–264, 2017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/10461. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artículos