Teoria do discurso e conceito de campo: categorias para análise das políticas educacionais

Autores

  • Kátia Silva Cunha Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Resumo: Este artigo tece uma trajetória sobre o discurso e a categoria campo (Bourdieu). Apresentamos alguns elementos da trajetória do discurso, focalizando-o primeiramente como categoria metodológica no âmbito das ciências sociais até a sua compreensão como teoria, não desconsiderando a questão metodológica que lhe é constituinte. A Teoria do Discurso propõe-se então a explicar como, sob que condições e porque razões o discurso foi construído, mudado ou conservado, assim como evidenciar conflitos, revelar sua incompletude, fazer emergir o que foi separado em um determinado campo discursivo, o que nos remete à categoria de campo, como espaço de luta e de articulação. Na última parte do artigo apresenta um exemplo de análise tomando como objeto empírico a política de avaliação para educação superior.

 

Palavras-chave: Discurso. Teoria do Discurso. Campo.

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Publicado

2017-08-14

Como Citar

CUNHA, K. S. Teoria do discurso e conceito de campo: categorias para análise das políticas educacionais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 265–293, 2017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/10462. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artículos