Anotações sobre o conceito de campo e os estudos em políticas educacionais
Resumo
Resumo: O conceito de campo é assunto de recorrentes discussões entre os pesquisadores de políticas educacionais. Engrossando as fileiras desse debate, este texto consiste num ensaio que problematiza as diferentes acepções desse conceito em estudos educacionais de natureza diversa (teses, artigos, etc.). O escrito encontra-se estruturado em quatro partes. Na primeira, efetuamos uma análise sobre a historicidade do termo campo. Em seguida, procedemos ao exame de escritos de Pierre Bourdieu com a intenção de melhor compreender dois conceitos que consideramos capitais aos estudos de políticas educacionais (“campo intelectual” e “campo científico”). Na terceira, perscrutamos o conceito de campo expressado em publicações cujo foco é como e por que os estudos em políticas educacionais formam um “campo de alguma coisa” (de conhecimento, de estudos...). Nesse fazer, interrogamos os sentidos de campo registrados num conjunto de 34 textos coletados na Biblioteca Temática da ReLePe. No quarto item, finalizamos o artigo oferecendo algumas considerações aos estudiosos que futuramente desejarem utilizar o vocábulo campo nas suas investigações em políticas educacionais.
Palavras-chave: Campo. Política educacional. Educação.
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