Análise de políticas públicas de educação: a importância das narrativas

Autores

  • Marisa Ribeiro Teixeira Duarte Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rosimar de Fátima Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.006

Resumo

Resumo: Este artigo analisa a formulação de políticas de educação em contextos de mobilização e organização de diferentes tipos de fóruns (arenas não eleitorais) com o objetivo de intervir no processo legislativo. A pesquisa sintetizou diferentes abordagens teóricas que orientam análises das políticas públicas e as relacionou com a sociologia da ação pública. Em segundo movimento, aportou empiria para demonstrar como, nos [poucos] períodos onde arenas não eleitorais foram associadas ao funcionamento das instituições clássicas da democracia, ocorreram processos decisórios mais participativos nos legislativos.  O estudo concluiu sobre a importância das narrativas de políticas públicas na construção de arenas não eleitorais, de coalizões governamentais e de defesa.

 

Palavras chave: Análise de políticas públicas de educação. Coalizões de defesa. Coalizões governamentais. Narrativas de políticas públicas.

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Biografia do Autor

Marisa Ribeiro Teixeira Duarte, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Rosimar de Fátima Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2018-04-17

Como Citar

DUARTE, M. R. T.; OLIVEIRA, R. de F. Análise de políticas públicas de educação: a importância das narrativas. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 3, p. 1–20, 2018. DOI: 10.5212/retepe.v.3.006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/10810. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artículos