A abordagem do ciclo de políticas nos programas de pós-graduação brasileiros: um mapa das teses e dissertações
DOI:
https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.008Resumo
Resumo: Este artigo resulta de uma pesquisa documental desenvolvida junto ao acervo da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Realizamos um mapeamento de teses e dissertações defendidas no período de 2000 a 2017, nos Programas de Pós-Graduação brasileiros que investigaram políticas públicas e elaboraram suas respectivas análises por meio da abordagem do ciclo de políticas, concebida por Stephen Ball, Richard Bowe e colaboradores. Situa de forma breve esta abordagem e examina as teses e dissertações, identificando as políticas públicas e as questões de pesquisa, bem como a natureza, a filiação e a data da obra – dissertação ou tese, programa e instituição em que foi produzida, localização e ano. Foram catalogadas 78 teses e 92 dissertações, que evidenciam a significativa presença da abordagem da abordagem do ciclo de políticas em teses e dissertações. Ademais, constatou-se que toda a produção acadêmica advém de universidades, sendo 74,1% das públicas e 25,9% das privadas, predominantemente das Regiões Sul e Sudeste do país e dos estados Rio Grande do Sul – e neste a UFRGS - e Rio de Janeiro - com a UERJ.
Palavras-chave: Políticas públicas. Políticas educacionais. Abordagem do ciclo de políticas. Stephen J. Ball.
Métricas
Referências
AVELAR, M. Entrevista com Stephen J. Ball: uma análise de sua contribuição para a pesquisa em política educacional. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 24, n. 24, p. 1-18, fev. 2016. DOI: https://dx.doi.org/10.14507/epaa.24.2368
BALL, S. J. Education Reform: a critical and post structural approach. Buckingham: Open University Press, 1994.
BALL, S. J.; MAGUIRE, M.; BRAUN, A. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016.
BARRETO, E. A.; LOPES, A. C. Os contextos da política de currículo: a experiência da Escola Cabana (1997/2004). Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 5, n. 2, p. 139-148, jul./dez. 2010. DOI: https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.5i1.139148
BASNIAK, M. I.; SOARES, M. T. C. O Programa Paraná Digital: contexto da produção do texto da política. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ponta Grossa, v. 3, p. 1 – 18, 2018. DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.003
BDTD. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Disponível em: <http://bdtd.ibict.br/vufind/>. Acesso em: 8 jun. 2018.
BOWE, R.; BALL, S. J.; GOLD, A. Reforming Education and Changing Schools: case studies in policy sociology. London; New York: Routledge, 1992.
BRASIL. Ministério da Educação. Sinopse estatística da Educação Superior 2016. Brasília: INEP, 2017. Disponível em: <http://inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior>. Acesso em: 8 jun. 2018.
FOUCAULT, M. Gerir os ilegalismos. In: POL-DROIT, R. Michel Foucault: entrevistas. São Paulo: Graal, 2006. p. 41-52.
GEOCAPES. Distribuição de programas de pós-graduação no Brasil. 2016. Disponível em: <https://geocapes.capes.gov.br/geocapes/>. Acesso em: 8 jun. 2018.
JOSLIN, M. F. A. Reseña de libro: Ball, S. J.; Maguire, M.; Braun, A. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Tradução de Janete Bridon. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016. 220 p. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 2, p. 1-8, 2017. DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.2.011
LOPES, A. C. A teoria da atuação de Stephen Ball: e se a noção de discurso fosse outra?. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 24, n. 25, p. 1-19, fev. 2016. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.24.2111
LOPES, A.; MACEDO, E. Contribuições de Stephen Ball para o estudo de políticas de currículo. In: BALL, S.; MAINARDES, J. (Orgs.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. p. 249-283.
MACEDO, E. Por uma leitura topológica das políticas curriculares. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 24, n. 26, p. 1-23, 2016. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.24.2075
MACEDO, E.; LOPES, A. C. Políticas de currículo em múltiplos contextos. São Paulo: Cortez, 2006.
MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/s0101-73302006000100003
MAINARDES, J. Entrevista com o Professor Stephen Ball. Olhares, Guarulhos, v. 3, n. 2, p. 161-171, jul./dez. 2015.
MAINARDES, J. A pesquisa sobre Política Educacional no Brasil: análise de aspectos teórico-epistemológicos. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 33, p. 1- 25, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698173480
MAINARDES, J. A abordagem do ciclo de políticas: explorando alguns desafios da sua utilização no campo da Política Educacional. Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, v. 12, 2018. (no prelo).
MAINARDES, J.; FERREIRA, M. S.; TELLO, C. Análise de políticas: fundamentos e principais debates teórico-metodológicos. In: BALL, S.; MAINARDES, J. (Orgs.). Políticas Educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. p. 143-172.
MAINARDES, J.; GANDIN, L. A. A abordagem do ciclo de políticas como epistemetodologia: usos no Brasil e contribuições para a pesquisa sobre políticas educacionais. In: TELLO, C.; ALMEIDA, M. L. P. (Org.). Estudos epistemológicos no campo da pesquisa em Política Educacional. Campinas: Mercado de Letras, 2013a. p. 143-167.
MAINARDES, J.; GANDIN, L. A. Contributions of Stephen J. Ball to the research on educational and curriculum policies in Brazil. London Review of Education, v. 11, n. 3, p. 256-264, nov. 2013b. DOI: https://doi.org/10.1080/14748460.2013.840985
MAINARDES, J.; MARCONDES, M. I. Entrevista com Stephen J. Ball: um diálogo sobre justiça social, pesquisa e Política Educacional. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 106, p. 303-318, jan./abr. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/s0101-73302009000100015
MAINARDES, J.; STREMEL, S. Informações sobre a abordagem do ciclo de políticas. 2015. Disponível em: . Acesso em: 01 jun 2018.
MARCONDES, M. I.; FREUND, C.; LEITE, V. F. Resenha: Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 12, n. 3, p. 1028-1034, set./dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.12i3.019
OLIVEIRA, A.; LOPES, A. C. A abordagem do ciclo de políticas: uma leitura pela teoria do discurso. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 38, p. 19-41, jan./abr. 2011.
PAVEZI, M. Contribuições da teoria da atuação: análise a partir de uma pesquisa sobre políticas de Educação Especial no contexto da prática. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ponta Grossa, v. 3, p. 1-19, 2018 DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.009
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
__________
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
1. Los autores conservan los derechos de autor y garantizan a la revista el derecho de ser la primera publicación del trabajo al igual que licenciado bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional que permite a otros compartir el trabajo con un reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista.
2. Los autores pueden establecer por separado acuerdos adicionales para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en la revista (por ejemplo, situarlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro), con un reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
3. Se permite y se anima a los autores a difundir sus trabajos electrónicamente (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su propio sitio web) antes y durante el proceso de envío, ya que puede dar lugar a intercambios productivos, así como a una citación más temprana y mayor de los trabajos publicados (Véase The Effect of Open Access) (en inglés).
__________
If the article is accepted for publication, copyright of this article will be vested in the The Journal of Theoretical and Epistemological Studies on Education Policy.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.