A abordagem do ciclo de políticas nos programas de pós-graduação brasileiros: um mapa das teses e dissertações

Autores

  • Laudirege Fernandes Lima Universidade Estadual de Alagoas
  • Bruna de Souza Souza Universidade Federal do Pampa
  • Maria Beatriz Luce Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.008

Resumo

Resumo: Este artigo resulta de uma pesquisa documental desenvolvida junto ao acervo da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Realizamos um mapeamento de teses e dissertações defendidas no período de 2000 a 2017, nos Programas de Pós-Graduação brasileiros que investigaram políticas públicas e elaboraram suas respectivas análises por meio da abordagem do ciclo de políticas, concebida por Stephen Ball, Richard Bowe e colaboradores. Situa de forma breve esta abordagem e examina as teses e dissertações, identificando as políticas públicas e as questões de pesquisa, bem como a natureza, a filiação e a data da obra – dissertação ou tese, programa e instituição em que foi produzida, localização e ano. Foram catalogadas 78 teses e 92 dissertações, que evidenciam a significativa presença da abordagem da abordagem do ciclo de políticas em teses e dissertações. Ademais, constatou-se que toda a produção acadêmica advém de universidades, sendo 74,1% das públicas e 25,9% das privadas, predominantemente das Regiões Sul e Sudeste do país e dos estados Rio Grande do Sul – e neste a UFRGS - e Rio de Janeiro - com a UERJ.

 

Palavras-chave: Políticas públicas. Políticas educacionais. Abordagem do ciclo de políticas. Stephen J. Ball.

Downloads

Métricas

PDF views
1,172
Jul 25 '18Jul 28 '18Jul 31 '18Aug 01 '18Aug 04 '18Aug 07 '18Aug 10 '18Aug 13 '18Aug 16 '18Aug 19 '1815
| |

Referências

AVELAR, M. Entrevista com Stephen J. Ball: uma análise de sua contribuição para a pesquisa em política educacional. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 24, n. 24, p. 1-18, fev. 2016. DOI: https://dx.doi.org/10.14507/epaa.24.2368

BALL, S. J. Education Reform: a critical and post structural approach. Buckingham: Open University Press, 1994.

BALL, S. J.; MAGUIRE, M.; BRAUN, A. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016.

BARRETO, E. A.; LOPES, A. C. Os contextos da política de currículo: a experiência da Escola Cabana (1997/2004). Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 5, n. 2, p. 139-148, jul./dez. 2010. DOI: https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.5i1.139148

BASNIAK, M. I.; SOARES, M. T. C. O Programa Paraná Digital: contexto da produção do texto da política. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ponta Grossa, v. 3, p. 1 – 18, 2018. DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.003

BDTD. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Disponível em: <http://bdtd.ibict.br/vufind/>. Acesso em: 8 jun. 2018.

BOWE, R.; BALL, S. J.; GOLD, A. Reforming Education and Changing Schools: case studies in policy sociology. London; New York: Routledge, 1992.

BRASIL. Ministério da Educação. Sinopse estatística da Educação Superior 2016. Brasília: INEP, 2017. Disponível em: <http://inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior>. Acesso em: 8 jun. 2018.

FOUCAULT, M. Gerir os ilegalismos. In: POL-DROIT, R. Michel Foucault: entrevistas. São Paulo: Graal, 2006. p. 41-52.

GEOCAPES. Distribuição de programas de pós-graduação no Brasil. 2016. Disponível em: <https://geocapes.capes.gov.br/geocapes/>. Acesso em: 8 jun. 2018.

JOSLIN, M. F. A. Reseña de libro: Ball, S. J.; Maguire, M.; Braun, A. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Tradução de Janete Bridon. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016. 220 p. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 2, p. 1-8, 2017. DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.2.011

LOPES, A. C. A teoria da atuação de Stephen Ball: e se a noção de discurso fosse outra?. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 24, n. 25, p. 1-19, fev. 2016. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.24.2111

LOPES, A.; MACEDO, E. Contribuições de Stephen Ball para o estudo de políticas de currículo. In: BALL, S.; MAINARDES, J. (Orgs.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. p. 249-283.

MACEDO, E. Por uma leitura topológica das políticas curriculares. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 24, n. 26, p. 1-23, 2016. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.24.2075

MACEDO, E.; LOPES, A. C. Políticas de currículo em múltiplos contextos. São Paulo: Cortez, 2006.

MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/s0101-73302006000100003

MAINARDES, J. Entrevista com o Professor Stephen Ball. Olhares, Guarulhos, v. 3, n. 2, p. 161-171, jul./dez. 2015.

MAINARDES, J. A pesquisa sobre Política Educacional no Brasil: análise de aspectos teórico-epistemológicos. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 33, p. 1- 25, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698173480

MAINARDES, J. A abordagem do ciclo de políticas: explorando alguns desafios da sua utilização no campo da Política Educacional. Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, v. 12, 2018. (no prelo).

MAINARDES, J.; FERREIRA, M. S.; TELLO, C. Análise de políticas: fundamentos e principais debates teórico-metodológicos. In: BALL, S.; MAINARDES, J. (Orgs.). Políticas Educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. p. 143-172.

MAINARDES, J.; GANDIN, L. A. A abordagem do ciclo de políticas como epistemetodologia: usos no Brasil e contribuições para a pesquisa sobre políticas educacionais. In: TELLO, C.; ALMEIDA, M. L. P. (Org.). Estudos epistemológicos no campo da pesquisa em Política Educacional. Campinas: Mercado de Letras, 2013a. p. 143-167.

MAINARDES, J.; GANDIN, L. A. Contributions of Stephen J. Ball to the research on educational and curriculum policies in Brazil. London Review of Education, v. 11, n. 3, p. 256-264, nov. 2013b. DOI: https://doi.org/10.1080/14748460.2013.840985

MAINARDES, J.; MARCONDES, M. I. Entrevista com Stephen J. Ball: um diálogo sobre justiça social, pesquisa e Política Educacional. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 106, p. 303-318, jan./abr. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/s0101-73302009000100015

MAINARDES, J.; STREMEL, S. Informações sobre a abordagem do ciclo de políticas. 2015. Disponível em: . Acesso em: 01 jun 2018.

MARCONDES, M. I.; FREUND, C.; LEITE, V. F. Resenha: Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 12, n. 3, p. 1028-1034, set./dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.12i3.019

OLIVEIRA, A.; LOPES, A. C. A abordagem do ciclo de políticas: uma leitura pela teoria do discurso. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 38, p. 19-41, jan./abr. 2011.

PAVEZI, M. Contribuições da teoria da atuação: análise a partir de uma pesquisa sobre políticas de Educação Especial no contexto da prática. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ponta Grossa, v. 3, p. 1-19, 2018 DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.009

Downloads

Publicado

2018-07-23

Como Citar

LIMA, L. F.; SOUZA, B. de S.; LUCE, M. B. A abordagem do ciclo de políticas nos programas de pós-graduação brasileiros: um mapa das teses e dissertações. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 3, p. 1–29, 2018. DOI: 10.5212/retepe.v.3.008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/12279. Acesso em: 15 mar. 2025.

Edição

Seção

Contribuições da abordagem do ciclo de políticas e da teoria da atuação para pesquisa em Política Educacional no Brasil