A abordagem do ciclo de políticas nos programas de pós-graduação brasileiros: um mapa das teses e dissertações

Autores

  • Laudirege Fernandes Lima Universidade Estadual de Alagoas
  • Bruna de Souza Souza Universidade Federal do Pampa
  • Maria Beatriz Luce Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.008

Resumo

Resumo: Este artigo resulta de uma pesquisa documental desenvolvida junto ao acervo da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Realizamos um mapeamento de teses e dissertações defendidas no período de 2000 a 2017, nos Programas de Pós-Graduação brasileiros que investigaram políticas públicas e elaboraram suas respectivas análises por meio da abordagem do ciclo de políticas, concebida por Stephen Ball, Richard Bowe e colaboradores. Situa de forma breve esta abordagem e examina as teses e dissertações, identificando as políticas públicas e as questões de pesquisa, bem como a natureza, a filiação e a data da obra – dissertação ou tese, programa e instituição em que foi produzida, localização e ano. Foram catalogadas 78 teses e 92 dissertações, que evidenciam a significativa presença da abordagem da abordagem do ciclo de políticas em teses e dissertações. Ademais, constatou-se que toda a produção acadêmica advém de universidades, sendo 74,1% das públicas e 25,9% das privadas, predominantemente das Regiões Sul e Sudeste do país e dos estados Rio Grande do Sul – e neste a UFRGS - e Rio de Janeiro - com a UERJ.

 

Palavras-chave: Políticas públicas. Políticas educacionais. Abordagem do ciclo de políticas. Stephen J. Ball.

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Publicado

2018-07-23

Como Citar

LIMA, L. F.; SOUZA, B. de S.; LUCE, M. B. A abordagem do ciclo de políticas nos programas de pós-graduação brasileiros: um mapa das teses e dissertações. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 3, p. 1–29, 2018. DOI: 10.5212/retepe.v.3.008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/12279. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Contribuições da abordagem do ciclo de políticas e da teoria da atuação para pesquisa em Política Educacional no Brasil