Estudos longitudinais em educação no Brasil: revisão de literatura da abordagem metodológica e utilização de dados educacionais para pesquisas em Educação

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DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.4.015

Resumo

Resumo: este artigo apresenta uma revisão de literatura da metodologia de pesquisa de abordagem longitudinal utilizada em pesquisas de educação no Brasil. Considerou-se necessário realizar um levantamento de estudos com esta metodologia, já que esta perspectiva não é comumente utilizada em pesquisas em educação no Brasil. Foram utilizados os seguintes repositórios: Scielo, Banco de periódicos da CAPES e o Banco de Teses e dissertações da CAPES. Para a seleção dos trabalhos foram utilizados os seguintes descritores: “estudos longitudinais”, “estudo longitudinal”, “Brasil” e “educação”. Foram selecionados vinte trabalhos, publicados no período de 2000 a 2017, para uma análise aprofundada com o objetivo de descrever as características desses estudos e possibilidades apresentadas com a utilização desta metodologia de pesquisa. Por fim, apresenta-se a proposição da utilização de dados do Censo Escolar, coletados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), para realização de pesquisas com abordagem longitudinal em educação.

 

Palavras-chave: Metodologia de Pesquisa. Abordagem Longitudinal. Censo Escolar. Pesquisa em Políticas Educacionais.

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Publicado

2019-07-16

Como Citar

GAYA, T. F. M.; BRUEL, A. L. Estudos longitudinais em educação no Brasil: revisão de literatura da abordagem metodológica e utilização de dados educacionais para pesquisas em Educação. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 4, p. 1–18, 2019. DOI: 10.5212/retepe.v.4.015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/13937. Acesso em: 6 abr. 2025.

Edição

Seção

Artículos