Estudos longitudinais em educação no Brasil: revisão de literatura da abordagem metodológica e utilização de dados educacionais para pesquisas em Educação
DOI:
https://doi.org/10.5212/retepe.v.4.015Resumo
Resumo: este artigo apresenta uma revisão de literatura da metodologia de pesquisa de abordagem longitudinal utilizada em pesquisas de educação no Brasil. Considerou-se necessário realizar um levantamento de estudos com esta metodologia, já que esta perspectiva não é comumente utilizada em pesquisas em educação no Brasil. Foram utilizados os seguintes repositórios: Scielo, Banco de periódicos da CAPES e o Banco de Teses e dissertações da CAPES. Para a seleção dos trabalhos foram utilizados os seguintes descritores: “estudos longitudinais”, “estudo longitudinal”, “Brasil” e “educação”. Foram selecionados vinte trabalhos, publicados no período de 2000 a 2017, para uma análise aprofundada com o objetivo de descrever as características desses estudos e possibilidades apresentadas com a utilização desta metodologia de pesquisa. Por fim, apresenta-se a proposição da utilização de dados do Censo Escolar, coletados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), para realização de pesquisas com abordagem longitudinal em educação.
Palavras-chave: Metodologia de Pesquisa. Abordagem Longitudinal. Censo Escolar. Pesquisa em Políticas Educacionais.
Métricas
Referências
ALMEIDA, I. B. P. DE. Análise do desempenho de escolas públicas cicladas e não cicladas pertencentes ao Ensino Fundamental. 2009. 161 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas 2009.
ALVES, M. T. G. Efeito-escola e fatores associados ao progresso acadêmico dos alunos entre o início da 5ª série e o fim da 6ª série do Ensino Fundamental: um estudo longitudinal em escolas públicas no município de Belo Horizonte. 2006. 201 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte 2006.
ARAUJO, E. A. C. DE; ANDRADE, D. F. DE; BORTOLOTTI, S. L. V. Teoria da resposta ao item: aplicação do modelo. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 43, n. esp., p. 1000-1008, 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342009000500003
BARTHOLO, T. L. Segregação escolar na Rede Municipal do Rio de Janeiro: causas e consequências. 2014. 280 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
BONAMINO, A.; OLIVEIRA, L. Estudos longitudinais e pesquisa na educação básica. Linhas Críticas, Brasília, v. 19, n. 28, p. 33-50, jan./abr. 2013.
BROOKE, N. et al. Modelagem do crescimento da aprendizagem nos anos iniciais com dados longitudinais da pesquisa GERES. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 1, p. 77-94, jan./mar. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022014000100006
BRUEL, A. L.; BARTHOLO, T. L. Desigualdade de oportunidades educacionais na rede pública municipal do Rio de Janeiro: transição entre os segmentos do ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 50, p. 303-328, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782012000200004
CANGUSSU, M. A. R. Características escolares associadas ao desempenho dos estudantes na pesquisa GERES: a escola pode fazer diferença?. 2010. 257 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.
CORREA, E. V. Efeito da repetência nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo longitudinal a partir do Geres. 2013. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
COSTA, S. D. A. O valor agregado em leitura como indicador de qualidade das escolas municipais de Belo Horizonte. 2011. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal De Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.
DAMIANI, M. F. et al. Afinal, o uso doméstico do computador está associado à diminuição da reprovação escolar? Resultados de um estudo longitudinal. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 24, n. 90, p. 59-81, jan./mar. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362016000100003
FONSECA, I. C. da. Trajetórias escolares de pretos, pardos e brancos no ensino fundamental: um estudo longitudinal com dados coletados em escolas do Norte, Nordeste e Centro-Oeste entre 1999 e 2003. 2010. 154 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.
FRANCO, C.; BROOKE, N.; ALVES, F. Estudo longitudinal sobre qualidade e equidade no ensino fundamental brasileiro: GERES 2005. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 61, p. 625-637, out./dez. 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362008000400008
GIRALDI, L.; SIGOLO, S. Perspectiva longitudinal de pesquisa em educação no Brasil. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 11, n. 1, p. 2-22, jan./abr. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n1p2-22
GONÇALVES-SILVA, R. M. V. et al. O censo escolar como estratégia de busca de crianças e adolescentes em estudos epidemiológicos. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 28, n. 2, p. 400-404, fev. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2012000200019
LEE, V. E. Dados longitudinais em educação: um componente essencial da abordagem de valor agregado no que se refere à avaliação de desempenho escolar. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 21, n. 47, p. 531-542, set./dez. 2010. DOI: http://dx.doi.org/10.18222/eae214720102462
LUBIENSKI, S. T.; CRANE, C. C. Beyond free lunch: which family background measures matter?. Education Policy Analysis Archives, v. 18, n. 11, p. 1-43, maio 2010. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.v18n11.2010
MEC/FNDE. Curso Censo Escolar da Educação Básica: Sistema Educacenso. Brasília: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, 2015.
OLIVEIRA, P. R. G. de. Alfabetização matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma leitura dos resultados da pesquisa GERES 2005. 2014. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
PEREIRA, D. R. D. M. Fatores associados ao desempenho escolar nas disciplinas de Matemática e de Português no Ensino Fundamental: uma perspectiva longitudinal. 2006. 291 f. Tese (Doutorado em Demografia) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.
PEREIRA, J. S. Alfabetização de crianças da Rede Municipal de Ensino do município de Lagoa Santa – MG: um estudo longitudinal. 2013. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.
RUBINSZTEJN, G.; PALACIOS, M. El efecto del tiempo en la percepción de la calidad del servicio educativo. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, v. 54, p. 189-202, set./dez. 2010.
SARAIVA, A. M. A. A relação entre o projeto pedagógico e a aprendizagem dos alunos em escolas participantes do Projeto Geres em Belo Horizonte. 2009. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.
SILVEIRA, A. C. Raça e desempenho escolar: uma análise comparativa do desempenho de crianças negras e brancas em escolas integrantes do projeto Geres em Salvador – BA. 2012. 191 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.
STEVÃO, C. B. G. D. A. Teoria da resposta ao item: um estudo inicial dos dados GERES Campinas. 2008. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual De Campinas, Campinas, 2008.
TAGGART, B. et al. O poder da pré-escola: evidências de um estudo longitudinal na Inglaterra. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41 n. 142, p. 68-99, jan./abr. 2011. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-1574201100010000
VIEIRA, J. M. A. Características de salas de aula de escolas de maior e menor valor agregado participantes do projeto GERES polo Campinas. 2011. 199 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual De Campinas, Campinas, 2011.
VIEIRA, M. A. Como as escolas fazem a diferença? Análise da eficácia e da equidade nas escolas. 2012. 192 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
__________
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
1. Los autores conservan los derechos de autor y garantizan a la revista el derecho de ser la primera publicación del trabajo al igual que licenciado bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional que permite a otros compartir el trabajo con un reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista.
2. Los autores pueden establecer por separado acuerdos adicionales para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en la revista (por ejemplo, situarlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro), con un reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
3. Se permite y se anima a los autores a difundir sus trabajos electrónicamente (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su propio sitio web) antes y durante el proceso de envío, ya que puede dar lugar a intercambios productivos, así como a una citación más temprana y mayor de los trabajos publicados (Véase The Effect of Open Access) (en inglés).
__________
If the article is accepted for publication, copyright of this article will be vested in the The Journal of Theoretical and Epistemological Studies on Education Policy.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.