Base Nacional Comum Curricular e o canto da sereia da educação normalizante: a articulação neoliberal-neoconservadora e o dever ético-estético da resistência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.5.15036.007

Resumo

Este artigo procura compreender qual o significado educacional da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e reflete sobre qual pode ser o dever ético dos professores nesse cenário. O texto recorreu à pesquisa bibliográfica e documental e está organizado em seis partes. Na primeira, discute-se o processo de elaboração da BNCC. Na segunda, reflete-se sobre o conceito de Educação Normalizante em Gur-Ze’ev. Na terceira e quarta, respectivamente, procura-se identificar as influências neoliberais e neoconservadoras na BNCC. Na quinta, aborda-se como essa articulação operou no sentido de fazer da BNCC um projeto normalizante. Por fim, na sexta, reflete-se sobre o dever, ao mesmo tempo ético e estético, de resistir à BNCC. Conclui-se que a BNCC compreende uma radicalização da Educação Normalizante e que é justamente em razão da radicalização da normalização que se faz necessária a resistência ética e estética daqueles que ainda acreditam na educação.

Palavras-chave: BNCC. Educação normalizante. Neoliberalismo. Neoconservadorismo. Resistência.

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Biografia do Autor

Bruno Antonio Picoli, UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

Professor da área de Ensino de História da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó; doutorando em Educação pela PUCRS e Mestre em Hhistória pela UPF.

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Publicado

2020-04-02

Como Citar

PICOLI, B. A. Base Nacional Comum Curricular e o canto da sereia da educação normalizante: a articulação neoliberal-neoconservadora e o dever ético-estético da resistência. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 5, p. 1–23, 2020. DOI: 10.5212/retepe.v.5.15036.007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/15036. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artículos