Privatização da avaliação do PNE (2014-2024): Itaú Social e a Meta 19
DOI:
https://doi.org/10.5212/retepe.v.9.23197.006Resumo
Este artigo tem como objetivo problematizar a utilização do Referencial da Qualidade da Gestão da Educação na Rede Municipal do Itaú Social como instrumento de avaliação da Meta 19 do Plano Nacional de Educação. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo documental e utiliza o software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (Iramuteq) como instrumento de auxílio das análises. Com base no pensamento de Hannah Arendt discute a relação entre o público e o privado, além das concepções de Antoni Verger sobre a privatização. Dialoga, também, com John Friedmann no que diz respeito ao ciclo de políticas. Os resultados indicam que o Referencial do Itaú Social atende à parte das Estratégias da Meta 19 do Plano, sobretudo ao considerar o indicador auxiliar de monitoramento do Observatório do Plano Nacional de Educação. Todavia, a implicação da utilização do Referencial para a avaliação do Plano Nacional de Educação, em específico da Meta 19, indica que os interesses privados buscam ganhar visibilidade “pública” por meio da adoção desse documento pelas Secretarias Municipais de Educação.
Palavras-chave: Plano Nacional de Educação. Itaú Social. Público e privado.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
__________
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
1. Los autores conservan los derechos de autor y garantizan a la revista el derecho de ser la primera publicación del trabajo al igual que licenciado bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional que permite a otros compartir el trabajo con un reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista.
2. Los autores pueden establecer por separado acuerdos adicionales para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en la revista (por ejemplo, situarlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro), con un reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
3. Se permite y se anima a los autores a difundir sus trabajos electrónicamente (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su propio sitio web) antes y durante el proceso de envío, ya que puede dar lugar a intercambios productivos, así como a una citación más temprana y mayor de los trabajos publicados (Véase The Effect of Open Access) (en inglés).
__________
If the article is accepted for publication, copyright of this article will be vested in the The Journal of Theoretical and Epistemological Studies on Education Policy.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.