Privatização da avaliação do PNE (2014-2024): Itaú Social e a Meta 19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.9.23197.006

Resumo

Este artigo tem como objetivo problematizar a utilização do Referencial da Qualidade da Gestão da Educação na Rede Municipal do Itaú Social como instrumento de avaliação da Meta 19 do Plano Nacional de Educação. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo documental e utiliza o software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (Iramuteq) como instrumento de auxílio das análises. Com base no pensamento de Hannah Arendt discute a relação entre o público e o privado, além das concepções de Antoni Verger sobre a privatização. Dialoga, também, com John Friedmann no que diz respeito ao ciclo de políticas. Os resultados indicam que o Referencial do Itaú Social atende à parte das Estratégias da Meta 19 do Plano, sobretudo ao considerar o indicador auxiliar de monitoramento do Observatório do Plano Nacional de Educação. Todavia, a implicação da utilização do Referencial para a avaliação do Plano Nacional de Educação, em específico da Meta 19, indica que os interesses privados buscam ganhar visibilidade “pública” por meio da adoção desse documento pelas Secretarias Municipais de Educação.

Palavras-chave: Plano Nacional de Educação. Itaú Social. Público e privado.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Franceila Auer, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Bolsista de doutorado da Fapes. Mestra em Educação pela Ufes.

Heitor Lopes Negreiros, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes com período sanduíche na Pennsylvania State University, nos Estados Unidos da América. Bolsista de doutorado da Fapes. Mestre em Educação pela Ufes.

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pela Ufes. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes. Líder do Proteoria.

Vania Carvalho de Araújo, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes. Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Infância, Educação, Sociedade e Cultura” (Iesc).

Downloads

Publicado

2024-05-12

Como Citar

AUER, F.; NEGREIROS, H. L.; SANTOS, W. dos; ARAÚJO, V. C. de. Privatização da avaliação do PNE (2014-2024): Itaú Social e a Meta 19. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 9, p. 1–19, 2024. DOI: 10.5212/retepe.v.9.23197.006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/23197. Acesso em: 19 jul. 2024.

Edição

Seção

Artículos