Limites da pesquisa educacional: abstracionismo pedagógico e fragilidades do campo
DOI :
https://doi.org/10.5212/retepe.v.4.019Résumé
O objeto deste artigo é a pesquisa educacional. Questiona-se: o abstracionismo pedagógico e as fragilidades do campo educacional são barreiras para a consolidação da Educação enquanto ciência? O conceito de abstracionismo educacional é explicitado na perspectiva de José Mário Pires Azanha, da mesma forma que as fragilidades do campo educacional são apresentadas a partir de estudos de Bernardete Gatti. Com este arcabouço teórico, levando em consideração a hipótese do artigo que diz respeito à desconsideração do campo educacional como ciência nas agências federais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, busca-se afirmar a necessidade de rigor de pesquisas do campo da educação. Como resultados, é preciso estabelecer balizas claras quanto ao estatuto epistemológico do campo da educação para que se possa conseguir maior interlocução com outros cientistas, de outras ciências. A Educação defendida com rigor poderá ter acesso a mais financiamento, dada a relação entre os recursos destinados às áreas e à representatividade dos espaços democráticos de construção das ciências.
Palavras-chave: Abstracionismo. Fragilidades. Educação. Limites. Epistemologia.
Statistiques
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
__________
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
1. Los autores conservan los derechos de autor y garantizan a la revista el derecho de ser la primera publicación del trabajo al igual que licenciado bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional que permite a otros compartir el trabajo con un reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista.
2. Los autores pueden establecer por separado acuerdos adicionales para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en la revista (por ejemplo, situarlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro), con un reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
3. Se permite y se anima a los autores a difundir sus trabajos electrónicamente (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su propio sitio web) antes y durante el proceso de envío, ya que puede dar lugar a intercambios productivos, así como a una citación más temprana y mayor de los trabajos publicados (Véase The Effect of Open Access) (en inglés).
__________
If the article is accepted for publication, copyright of this article will be vested in the The Journal of Theoretical and Epistemological Studies on Education Policy.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.