Empreendedorismo, responsabilização do eu e suas implicações no contexto educacional público

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.9.24318.002

Resumo

Este estudo examina as implicações do empreendedorismo no contexto educacional, com foco nas recentes reformas educacionais e curriculares, como a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC-EM) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), filiando-se à perspectiva dos Estudos das Políticas de Currículo. O objetivo é analisar como essas políticas, que promovem a autonomia e o protagonismo juvenil, afetam a formação integral dos estudantes. Utilizando uma abordagem qualitativa baseada em análise documental e revisão bibliográfica, o estudo discute os prós e contras do empreendedorismo como tema transversal no currículo. Os resultados indicam que, embora o empreendedorismo possa desenvolver habilidades importantes, como autonomia, criatividade e resolução de problemas, há o risco de acentuar as desigualdades e promover uma visão individualista que ignora as barreiras estruturais enfrentadas por muitos estudantes. As considerações finais destacam a necessidade de uma educação que equilibre a preparação para o mercado de trabalho com uma formação crítica e inclusiva, reconhecendo as implicações das políticas curriculares na construção da subjetividade e na transferência de responsabilidades individuais, muitas vezes desconsiderando os desafios sociais e econômicos que afetam a equidade educacional.

Palavras-chave: Autonomia estudantil. Educação pública. Responsabilidade do eu.

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Biografia do Autor

Audrei Rodrigo Pizolati, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Pós-doutorado em Educação em andamento na Unisinos, com o apoio da Fundação Carlos Chagas/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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Publicado

2025-01-15

Como Citar

PIZOLATI, A. R. Empreendedorismo, responsabilização do eu e suas implicações no contexto educacional público. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 10, p. 1–18, 2025. DOI: 10.5212/retepe.v.9.24318.002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/24318. Acesso em: 14 mar. 2025.

Edição

Seção

Artículos