Posse dos cativos e a hipótese do ciclo de vida - Guarapuava - Século XIX
Palavras-chave:
História RegionalResumo
Este trabalho procura abordar algumas questões sobre a estrutura de posse de escravos e o comportamento de alguns proprietários com relação ao seu ciclo de vida e a posse de cativos na região dos Campos Gerais do Paraná, mais especificamente em Guarapuava no século XIX, a partir dos registros referentes às listas nominativas de habitantes dos anos de 1828, 1835, 1840 e dos inventários post-mortem. A política de ocupação da localidade promovida pelo Governo estava voltada para dois aspectos fundamentais: a defesa territorial e a expansão da fronteira. O tamanho dos plantéis demonstra um padrão de posse de pequenos plantéis, característica das economias voltadas para o abastecimento interno e com suas atividades relacionadas com o campo. A posse média de escravos se mostrou crescente nos períodos analisados. Isso reflete na importância do ciclo de vida e da formação do patrimônio de cada proprietário. A relação entre a posse de escravos e a faixa etária dos proprietários confirma a hipótese de que seu patrimônio cresce de acordo com a idade destes, com tendência de queda quando no final da vida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.