Entre a loucura e o demoníaco: o discurso contra o espiritismo nas linhas do jornal Santuário da Trindade em Goiás na década de 1920
Palavras-chave:
Foiás, história do catolicismo, espiritismo, medicina, loucuraResumo
O combate ao espiritismo na virada do século XIX para o XX no Brasil está permeado não somente de razões e motivações religiosas, mas fundamentalmente sociais e políticas. A ascensão da medicina psiquiátrica brasileira, concomitante ao próprio espiritismo, uniu-se ao contexto católico de crise pós-padroado no qual a Igreja não só deveria se desdobrar por recursos financeiros aquém do Estado, como também no combate a seus adversários religiosos, que, por força de lei, eram oficialmente agora aceitos no país. Neste contexto, a união entre os discursos médico e católico contra um inimigo comum, o espiritismo, se tornou evidente quando se tratou da garantia da soberania de ambos como classe legitimamente portadora tanto da qualidade de verdadeira religião, quanto de verdadeira ciência. Em Goiás, no entanto, a ausência de uma classe médica forte deu ao catolicismo a possibilidade de ser o paladino deste combate, fazendo-o, de modo especial, na década de 1920, através do jornal Santuário da Trindade, editado em Campinas pela Ordem Redentorista. Em vistas disso, o presente artigo tem como objeto de análise o discurso de combate ao espiritismo pelo referido periódico católico, tomando como ponto de partida principal a união de seus argumentos religiosos com os argumentos médicos-psiquiátricos desenvolvidos em todo o Brasil nas primeiras décadas do século XX.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.