Entre a loucura e o demoníaco: o discurso contra o espiritismo nas linhas do jornal Santuário da Trindade em Goiás na década de 1920

Authors

  • Robson Rodrigues Gomes Filho Universidade Estadual de Goiás

Keywords:

Foiás, história do catolicismo, espiritismo, medicina, loucura

Abstract

O combate ao espiritismo na virada do século XIX para o XX no Brasil está permeado não somente de razões e motivações religiosas, mas fundamentalmente sociais e políticas. A ascensão da medicina psiquiátrica brasileira, concomitante ao próprio espiritismo, uniu-se ao contexto católico de crise pós-padroado no qual a Igreja não só deveria se desdobrar por recursos financeiros aquém do Estado, como também no combate a seus adversários religiosos, que, por força de lei, eram oficialmente agora aceitos no país. Neste contexto, a união entre os discursos médico e católico contra um inimigo comum, o espiritismo, se tornou evidente quando se tratou da garantia da soberania de ambos como classe legitimamente portadora tanto da qualidade de verdadeira religião, quanto de verdadeira ciência. Em Goiás, no entanto, a ausência de uma classe médica forte deu ao catolicismo a possibilidade de ser o paladino deste combate, fazendo-o, de modo especial, na década de 1920, através do jornal Santuário da Trindade, editado em Campinas pela Ordem Redentorista. Em vistas disso, o presente artigo tem como objeto de análise o discurso de combate ao espiritismo pelo referido periódico católico, tomando como ponto de partida principal a união de seus argumentos religiosos com os argumentos médicos-psiquiátricos desenvolvidos em todo o Brasil nas primeiras décadas do século XX.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Robson Rodrigues Gomes Filho, Universidade Estadual de Goiás

Graduado em História pela Universidade Estadual de Goiás; Especialista em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Padrão; Mestre em História pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente é professor efetivo do curso de História da Universidade Estadual de Goiás, ministrando as disciplinas de Teoria da história e Metodologia da Pesquisa Histórica. Pesquisa e publica principalmente nas áreas de História e Religião, Sociologia da religião, fenomenologia da religião e história de Goiás.

Published

2014-07-23

How to Cite

GOMES FILHO, R. R. Entre a loucura e o demoníaco: o discurso contra o espiritismo nas linhas do jornal Santuário da Trindade em Goiás na década de 1920. Revista de História Regional, [S. l.], v. 19, n. 1, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/5433. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Artigos