A campanha oposicionista ao governador paranaense Bento Munhoz da Rocha Neto (1951-1955) por meio da caricatura política
Keywords:
caricatura política, imprensa, O Dia, Paraná, Bento Munhoz da Rocha NetoAbstract
Herdeiro político das oligarquias destronadas pela Revolução de 1930, Bento Munhoz da Rocha Neto foi uma das principais lideranças políticas no Paraná após a redemocratização de 1945, sendo eleito governador do estado em 1950 pelo Partido Republicano (PR). Adversário político de Moysés Lupion, do Partido Social Democrático (PSD), Bento Munhoz da Rocha Neto enfrentou, durante o seu governo (1951-1955) a oposição sistemática dos pessedistas, que eram a maioria na Assembleia Legislativa e que dominavam a grande imprensa paranaense, em especial dois matutinos curitibanos que tinham grande circulação pelo Paraná: os jornais Gazeta do Povo e, sobretudo, O Dia. Propriedade de Moysés Lupion, o jornal O Dia inovou na sua campanha oposicionista com publicações diárias – durante os meses de dezembro de 1952 e setembro de 1953 – de caricaturas políticas que criticavam, satirizavam e até mesmo ridicularizavam o governador paranaense. Portanto, o objetivo deste artigo é analisar algumas destas caricaturas políticas publicadas com o objetivo de criticar o governo de Bento Munhoz da Rocha Neto.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.