A campanha oposicionista ao governador paranaense Bento Munhoz da Rocha Neto (1951-1955) por meio da caricatura política

Autores/as

  • Alessandro Batistella Universidade de Passo Fundo (UPF)

Palabras clave:

caricatura política, imprensa, O Dia, Paraná, Bento Munhoz da Rocha Neto

Resumen

Herdeiro político das oligarquias destronadas pela Revolução de 1930, Bento Munhoz da Rocha Neto foi uma das principais lideranças políticas no Paraná após a redemocratização de 1945, sendo eleito governador do estado em 1950 pelo Partido Republicano (PR). Adversário político de Moysés Lupion, do Partido Social Democrático (PSD), Bento Munhoz da Rocha Neto enfrentou, durante o seu governo (1951-1955) a oposição sistemática dos pessedistas, que eram a maioria na Assembleia Legislativa e que dominavam a grande imprensa paranaense, em especial dois matutinos curitibanos que tinham grande circulação pelo Paraná: os jornais Gazeta do Povo e, sobretudo, O Dia. Propriedade de Moysés Lupion, o jornal O Dia inovou na sua campanha oposicionista com publicações diárias – durante os meses de dezembro de 1952 e setembro de 1953 – de caricaturas políticas que criticavam, satirizavam e até mesmo ridicularizavam o governador paranaense. Portanto, o objetivo deste artigo é analisar algumas destas caricaturas políticas publicadas com o objetivo de criticar o governo de Bento Munhoz da Rocha Neto.  

Biografía del autor/a

Alessandro Batistella, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Curso de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Publicado

2018-07-30

Cómo citar

BATISTELLA, A. A campanha oposicionista ao governador paranaense Bento Munhoz da Rocha Neto (1951-1955) por meio da caricatura política. Revista de História Regional, [S. l.], v. 23, n. 1, 2018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/10902. Acesso em: 24 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos