Writing history and identity from war: the Battle of Osowiec in the Russian music and cinema
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Hist.Reg.v.28.21961Keywords:
Rússia. Primeira Guerra Mundial. Batalha de Osowiec. Ideologia. Mídia.Abstract
The current media resurgence of a World War I battle draws attention to the discourse employed in the development of Russian identity. The article analyzes two artistic works referring to the Battle of Fort Osowiec, the song by the Russian band Aria - Attack of the Dead, and the short film Attack of the Dead: Osowiec, in addition to interviews and secondary bibliography; with the objective of verifying how the song and the short film demonstrate the figure of strong characters, corroborating with the doctrine of a Strong Russia; and whether the works would be part of the current Russian government's strategy of appropriating culture and symbolic objects from Russian history for political ends.
References
BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Problemas fundamentais do Método Sociológico na ciência da Linguagem. 3 ed. São Paulo: Hucitec, 1986.
BARROS, J. D. “Cinema e História: as funções do Cinema como agente, fonte e representação da História”. Ler História, Lisboa, v. 52, p. 127-159, 2007.
BORIS YELTSIN PRESIDENTIAL LIBRARY. News. The “An Assault of the Dead''. The Legend of the Osowiec Fortress” Movie by Andrey Grachev was Screened and Discussed in the Presidential Library”. 10 de out. de 2017. Disponível em: <https://www.prlib.ru/en/news/ 689507>. Acesso em 21 jan. 2022.
BROWN, W. Power After Foucault. In: Dryzek, J. S.; Honig, B.; Phillips, A. (orgs). The Oxford Handbook of Political Theory. Oxford: Oxford University Press, 2008.
CECIRE, M. “Russia's Art of War: state branding by other means”. Foreign Affairs.7 fev. 2017. Disponível em: <https://www.foreignaffairs.com/articles/russian-federation/2017-02-07 /russias-art-war>.
CHERKASOV, A. A.; RYABTSEV, A. A.; MENJKOVSKY, V. I. Dead Men Attack (Osovets, 1915): Archive Sources Approach. European Researcher. v. 15, no 12. dez. 2011.
COHEN, A. J. “Oh, That! Myth, Memory, and World War I in the Russian Emigration and the Soviet Union”. Slavic Review, v. 62, no. 1, p. 69-86. 2003.
FALBO, C. V. R. “A palavra em movimento: algumas perspectivas teóricas para a análise de canções no âmbito da música popular”. PER MUSI – Revista Acadêmica de Música – Belo Horizonte, no. 22, p. 218-231, jul. - dez. 2010. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/pm/a/f4RMVbcTmbhZ8GDNwQ7GZvx/?lang=pt&format=pdf>.
FERRO, M. Cinema e História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FERRO, M. Entrevista concedida a Nicolau Seveenko para o jornal Folha de São Paulo, 04/06/1988
FOUCAULT, M. A Arqueologia do Saber. 7 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
FSB, Federal'naya sluzhba bezopasnosti Rossiyskoi Federatsii, ou Serviço Federal de Segurança da Federação Russa, é uma agência de serviços de informação que sucedeu a KGB
HILTON, D. LIU, J. “How the past weighs on the present: Social representations of history and their role in identity politics”. British Journal of Social Psychology, v. 44, p. 537–556, 2005.
HOOK, D. Foucault, Psychology and the Analytics of Power. Palgrave Macmillan, New York, 2007.
KGB é a sigla para Komitet Gosudarstvennoi Bezopasnosti, ou Comité de Segurança do Estado.
KOCH, I. G. V. Desvendando os Segredos do Texto. 5. ed. São Paulo: Cortez; 2006.
KORNIS, M. A. “História e Cinema: um Debate Metodológico”. Estudos históricos, Rio de Janeiro, v.5, n.10, p.237-250, 1992.
KURILLA, I. “Symbols and the Past: the Symbolic Politics of the Putin Administration” In: CASULA, P; PEROVIĆ, J (Edts.). Identities and politics during the Putin presidency: The foundations of Russia's stability. Stuttgart: Ibidem Press, p. 269-283, 2009.
LANGER, J. “Metodologia para Análise de estereótipos em filmes históricos”. Revista História Hoje, São Paulo vol.5, no 2, 2004
LE GOFF, J. História e Memória. 4.ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1996.
LIU, J. H. et al. Social representations of events and people in world history across twelve cultures. Journal of Cross-Cultural Psychology, v. 36, no 2, 171-191. 2005.
Margarita Pushkina. Entrevista por email em 22 de julho de 2022.
MARX, K.; ENGELS, F. A Ideologia Alemã I. Lisboa: Martins Fontes, 1974.
MÜLLER, M. Rethinking identification with the hegemonic discourse of a ‘strong Russia’ through Laclau and Mouffe. In: Casula, P.; Perović, J.(org.) Identities and politics during the Putin presidency: the foundations of Russia's stability. Stuttgart: Ibidem Press, p. 327-347, 2009.
NEILBERG, M. S. Fighting the Great War: A Global History. Massachusetts: Harvard University Press, 2005.
NOVA, C. O Cinema e o Conhecimento da História. O Olho da História, v.2, n. 3, p.217-234, dez. 1996. Disponível em: <http://www.oolhodahistoria.ufba.br/o3cris.html#topo> . Acesso em: 25 jun. 2022.
ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios & procedimentos. Campinas: Editora Pontes, 1999.
PENAFRIA, M. Análise de Filmes - conceitos e metodologia(s). VI Congresso SOPCOM, abr. de 2009. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/bocc-penafria-analise.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2022.
RUSKINO. 2022a. Disponível em: <https://ruskino.ru/mov/20553>. Acesso em: 07 jul. 2022.
RUSKINO. 2022b. Disponível em: <https://ruskino.ru/art/3119>. Acesso em: 07 jul. 2022.
RUSKINO. 2022c. Disponível em: <https://ruskino.ru/art/7665>. Acesso em: 07 jul. 2022.
SABATON. Página “Band”. Disponível em . Acesso em: 20 jan. 2022.
SOUTHGATE, B. What is History for? Nova York: Routledge, 2005.
TORBAKOV, I. “History, Memory and National Identity Understanding the Politics of History and Memory Wars in Post-Soviet Lands”. Demokratizatsiya v. 19, no 3, p. 209-231, 2011.
VALENTE, H. A. D. As Vozes da Canção na Mídia. São Paulo: Via Lettera/FAPESP, 2003.
Vitaly Dubinin. Entrevista por email em 05 de fevereiro de 2022.
WIKIPEDIA. 2022. Disponível em: <https://ru.wikipedia.org/wiki/Грунюшкин,_Дмитри й_Сергеевич> Acesso em: 25 jun. 2022.
WOOD, E. “Performing Memory: Vladmir Putin and the Celebration of World War II in Russia”. Soviet and Post Soviet Review. 2011 v. 38, no. 2, p. 172-200. 2011.
YOUTUBE. 2022a. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=I4O2sQPX2Hs>. Acesso em: 13 jun. 2022.
YOUTUBE. 2022b. Disponível em: <https://www.youtube.com/watchv=LNqeZVUkEKA>. Acesso em: 13 jun. 2022.
YOUTUBE. 2022c. Disponível em: <https://www.youtube.com/watchv=U518G8fUk6o&t= 2s>. Acesso em: 13 jun. 2022.
YOUTUBE. 2022d. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-AFdwoyNT24>. Acesso em: 13 jun. 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista de História Regional
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.