“Nem aldeia, nem metrópole”: Ponta Grossa e as representações sobre a modernidade no Centro Cultural Euclides da Cunha (CCEC – 1947/1985)
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Hist.Reg.v.29.22237Keywords:
Intellectuals, Modernity, Centro Cultural Euclides da CunhaAbstract
This article aims to analyze the representations constructed by the intellectuals of the Centro Cultural Euclides da Cunha (CCEC), based in the city of Ponta Grossa/PR, between 1947 and 1985, on the concept of modernity and its implications for the daily life of the city and its inhabitants. residents. During the aforementioned time frame, through correspondence exchanged between its members and the CCEC-Tapejara newspaper – we observed that modernity generated a dual feeling in the group: on the one hand, the optimistic view of the economic and material development brought about by it; on the other hand, the critical view of the morality and sociability of a “modern” way of life, in this second point, the members of the CCEC printed a discourse that from the intellectuals and their cultural and educational projects to Ponta Grossa and for the country this reality could be transformed. In this way, we problematize the representations of the CCEC and its interlocutors in dialogue with the country's historical context, linking the regional to the national.
References
BAUDELAIRE, Charles. O pintor da vida moderna. In: COELHO, Teixeira. (Org.). A modernidade de Baudelaire. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar. São Paulo: Cia das Letras, 1986.
BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
CARVALHO, José Murilo de. A formação das almas. O imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
COMPAGNON, Antoine. Os antimodernos. Belo Horizonte: UFMG, 2011.
DITZEL, Carmencita. H. M. O arraial e fogo da cultura:os euclidianos ponta-grossenses. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, 1998.
GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. 2.ed. São Paulo: UNESP, 1991.
GUMBRECHT, Hans U. Modernização dos sentidos. Belo Horizonte: UFMG, 1998.
HABERMAS, Jürgen. O discurso filosófico da modernidade. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
MATOS, Maria I. S. de. A cidade, a noite e o cronista. Bauru: EDUSC, 2007.
MOLAR, Jonathan de O. A representação da imigração polonesa nas imagens da Gazeta Polaca no Brasil. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, 2007.
ORTIZ, Renato. A Moderna Tradição Brasileira: cultura brasileira e indústria cultural. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. A Cidade Maldita. In: PESAVENTO, Sandra Jatahy; SOUZA, Célia Ferraz de. Imagens Urbanas: os diversos olhares na formação do imaginário urbano. Rio Grande do Sul: UFRGS, 1997.
SILVA, Edson Armando. Energia elétrica e desenvolvimento industrial em Ponta Grossa(1904-1973).Universidade Federal do Paraná. Dissertação de Mestrado em História. Curitiba, 1993.
THOMPSON, Edward. P. Costumes em comum. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
TROVATTO, Cármen. A Tradição Euclidiana: uma ponte entre a história e a memória. São Paulo: UNIRIO, 2002.
VAZ, Fabiana A. B. Formação de professores no Paraná: a Escola Normal primária de Ponta Grossa (1924-1940). Dissertação de Mestrado em Educação. Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2005.
VIEIRA, Carlos E. O movimento pela Escola Nova no Paraná: trajetórias e idéias educativas de Erasmo Pilotto. Educar em Revista. Curitiba, n.18, 2001.
ZULIAN, Rosângela W. Entre o aggiornamento e a solidão:práticas discursivas de D. Antônio Mazzarotto, primeiro bispo diocesano de Ponta Grossa-PR (1930-1965).Tese de Doutorado em História. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2009.
WANKE, Eno T. Faris Michaele, o Tapejara: uma biografia. Rio de Janeiro: Plaquette, 1999.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista de História Regional
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.