Gentes e paisagens do rio Iguaçu na viagem expedicionária dos engenheiros Keller em 1866. DOI: 10.5212/Rev.Hist.Reg.v.17i1.0002
Keywords:
Rio Iguaçu, Paisagem, Meio ambiente, História regionalAbstract
Este artigo analisa o relatório da expedição ao rio Iguaçu feita em 1866 pelos engenheiros Keller e a relação histórica entre a construção da paisagem e a do espaço que se convencionou chamar de “Região do Médio Vale do Iguaçu”. Um dos objetivos é o de perceber como as descrições sobre o rio Iguaçu e suas características contribuem para as discussões historiográfi cas sobre a região. No caso específico do documento produzido pelos Keller, é possível perceber uma ligação discursiva entre rio, interesses governamentais e a rede de sociabilidades que se constituiu em torno de suas margens. Das descrições sobre os espaços físicos e naturais do rio Iguaçu por onde passaram os Keller, escapam narrativas instigantes sobre os ribeirinhos e seus modos de vida.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.