A criação das fazendas-modelo em Minas Gerais: uma política pública para a educação profissional agrícola na Primeira República (1906-1914)
Keywords:
fazendas modelo, história do ensino agrícola, política públicaAbstract
Este artigo objetiva compreender como a política de se fundar fazendas-modelo em Minas Gerais durante o mandato do presidente do Estado João Pinheiro da Silva (1906-1908) foi tecida por parte da intelectualidade que estava no poder e como foi geradora de proposições de instituições voltadas para a formação do trabalhador do campo. Objetiva também captar alguns indícios da materialidade das fazendas-modelo que existiram no período. Para tal, optamos por cruzar e problematizar os dados obtidos nas seguintes fontes primárias: legislação estadual; anais do Congresso Legislativo Mineiro; textos de João Pinheiro da Silva (mensagens presidenciais, cartas recebidas e expedidas e textos publicados no jornal Minas Gerais); relatórios da diretoria de Agricultura do Estado de Minas Gerais. Pode-se considerar que as fazendas-modelo existiram enquanto instituições de ensino agrícola prático, voltadas para um público adulto e trabalhador e se inseriram num processo mais amplo de modernização da agricultura mineira.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.