A Mata Atlântica e a Floresta Amazônica na construção do território brasileiro: estabelecendo um marco de análise
Keywords:
História ambiental, Mata Atlântica, Floresta AmazônicaAbstract
O texto procura estabelecer um marco inicial de análise para pensar de forma comparativa a história da Mata Atlântica e da Floresta Amazônica no contexto mais amplo da construção do território brasileiro. Não se trata de analisar os dois complexos florestais de forma separada e paralela, mas sim como parte de uma só história, pois desde o início da colonização europeia ambos foram incorporados em um processo conectado de ocupação e invenção territorial. Ao mesmo tempo, argumenta-se que é necessário observar as diferenças presentes nos modos de ocupação das duas regiões florestais, inclusive considerando suas diferenças biofísicas e as variações ao longo da história no ritmo e na intensidade do seu desflorestamento e conservação. Um ponto central é o da necessidade de considerar a diversidade ecológica dos espaços onde se construíram territórios nacionais, ou seja, pensar a história a partir de espaços ecologicamente “cheios” e não de mapas abstratos e “vazios”.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.