Entre maternidade e dilemas subjetivos: a experiência política de Teresa Urban - Paraná (1964-1985)

Authors

  • Carla Cristina Nacke Conradi Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Keywords:

Ditadura civil-militar, Paraná, maternidade, militância política, subjetividade.

Abstract

Este artigo tem por objetivo discutir a relação entre militância política e maternidade, a partir da memória autobiográfica de uma militante paranaense, Teresa Urban. Ao narrar seu passado político, durante a ditadura civil-militar, Teresa evidenciou o quanto inconciliável foi experienciar a maternidade durante a militância, ao ponto de abandonar o sonho da revolução para assumir sua condição de mãe. A história de vida de Teresa permite visualizarmos melhor um conjunto de relações entre militância e maternidade, já que a sua militância foi transpassada por essa experiência. Contudo, apesar de diversos relatos e testemunhos de mulheres que narram suas experiências de militante e também de mães, são poucos os trabalhos que ao tratarem do protagonismo feminino analisam a maternidade. Como ter um engajamento político, durante a militância, clandestinidade e exílio e, ao mesmo tempo, carregar um/a filho/a no ventre ou no colo? São estas as reflexões que Teresa faz ao retornar ao seu passado, pois como nos conta, a militância foi um projeto pessoal que tinha como objetivo mudar a realidade política e social do país. Analisar uma trajetória não é construir um padrão de militância, mas permite desvendarmos um pouco mais da vivência de mulheres durante a ditadura militar, em especial a luta pela democrática no Estado do Paraná.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Carla Cristina Nacke Conradi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Pesquisadora do Laborátorio de Pesquisa e Estudos de Gênero da Unioeste.

Published

2016-12-19

How to Cite

CONRADI, C. C. N. Entre maternidade e dilemas subjetivos: a experiência política de Teresa Urban - Paraná (1964-1985). Revista de História Regional, [S. l.], v. 21, n. 2, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/9179. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Dossiê Partos, parteiras e maternidade: tecnologias e políticas do corpo