Entre maternidade e dilemas subjetivos: a experiência política de Teresa Urban - Paraná (1964-1985)
Palabras clave:
Ditadura civil-militar, Paraná, maternidade, militância política, subjetividade.Resumen
Este artigo tem por objetivo discutir a relação entre militância política e maternidade, a partir da memória autobiográfica de uma militante paranaense, Teresa Urban. Ao narrar seu passado político, durante a ditadura civil-militar, Teresa evidenciou o quanto inconciliável foi experienciar a maternidade durante a militância, ao ponto de abandonar o sonho da revolução para assumir sua condição de mãe. A história de vida de Teresa permite visualizarmos melhor um conjunto de relações entre militância e maternidade, já que a sua militância foi transpassada por essa experiência. Contudo, apesar de diversos relatos e testemunhos de mulheres que narram suas experiências de militante e também de mães, são poucos os trabalhos que ao tratarem do protagonismo feminino analisam a maternidade. Como ter um engajamento político, durante a militância, clandestinidade e exílio e, ao mesmo tempo, carregar um/a filho/a no ventre ou no colo? São estas as reflexões que Teresa faz ao retornar ao seu passado, pois como nos conta, a militância foi um projeto pessoal que tinha como objetivo mudar a realidade política e social do país. Analisar uma trajetória não é construir um padrão de militância, mas permite desvendarmos um pouco mais da vivência de mulheres durante a ditadura militar, em especial a luta pela democrática no Estado do Paraná.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.