Conflitos no campo do saber: universidades, historiadores e usos do passado na fronteira - Londrina, 1970-1980
Resumen
Nos anos de 1970 assistiu-se à criação de instituições universitárias (Estaduais e Federais) no interior do país. Entre as federais, foram criadas as universidades de Mato Grosso, a de Mato Grosso do Sul, a do Acre, a de Rio Grande, dentre outras. No âmbito estadual, surgem no Paraná as de Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa; na Bahia, a de Feira de Santana; a do Ceará, e assim por diante. O objetivo desse artigo é investigar as relações que se estabeleceram entre a cidade e a instituição universidade, tendo como foco de análise o caso da cidade de Londrina - PR e a Universidade Estadual de Londrina - UEL. Particularmente, interessa examinar como a produção do conhecimento sobre o passado, a historiografia, na instituição universidade, com suas regras próprias de produção do conhecimento e estabelecimento de ‘campos de saberes’, dialogou com o campo de saber sobre o passado já estabelecido na cidade, por meio de memorialistas, cronistas, romancistas, jornalistas, murais e outros agentes.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.