Estrutura interna e ação eleitoral de uma agremiação oposicionista no contexto da Era Vargas: o caso do Partido Social Nacionalista (Estado do Paraná, 1934)
Resumen
Neste artigo é realizada uma investigação sobre a composição social do núcleo dirigente e das chapas de candidatos do Partido Social Nacionalista (PSN), no ano de 1934. Tal agremiação funcionou no âmbito do Estado do Paraná. Por meio de um estudo de caso, o propósito deste trabalho é produzir um conhecimento sobre as formas de ação eleitoral de partidos estaduais de oposição nos anos posteriores à Revolução de 1930. Primeiro, cumpre demonstrar que essa agremiação contou com a presença de uma nova geração de políticos. Uma parcela dos membros dessa geração era eleitoralmente mais competitiva do que os políticos veteranos ligados àquele partido. Segundo, é destacado que o PSN também foi o refúgio de parentelas que haviam perdido influência no cenário político paranaense nos anos finais da Primeira República. O terceiro argumento afirma que essa agremiação não se tornou a principal força eleitoral da oposição paranaense. Nesse contexto, os políticos governistas da época da Primeira República formaram o grupo oposicionista mais competitivo do estado.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.