Santa Catarina na rota da aviação comercial (1927-1949)
Resumen
Resumo: Este artigo relata e analisa a trajetória da aviação comercial em Santa Catarina entre os anos de 1927 e 1949, compreendendo o início das operações da Syndicato Condor na linha entre Rio de Janeiro e Porto Alegre (1927), com escalas em São Francisco do Sul e Florianópolis, até a fundação da Transportes Aéreos Catarinense (TAC) (1949). O artigo está dividido em quatro tópicos. O primeiro aborda o fenômeno da concentração aeroportuária e a litoralização descentralizada em Santa Catarina. Em seguida, é realizado uma descrição das vias de comunicações e dos meios de transportes em Santa Catarina dentro dos seus sistemas regionais de economia. O terceiro tópico relata a presença das companhias aéreas no território catarinense destacando suas escalas e horários. Por fim, o artigo trás breves considerações finais.
Citas
BRASIL. Relatório do Ministério da Marinha apresentado ao Presidente da República pelo Ministro Alexandrino Faria de Alencar em maio de 1923. Rio de Janeiro: Imprensa Naval, 1923. Disponível em: <http://ddsnext.crl.edu/titles/>. Acesso em: abr. 2020.
DAVIES, Ronald Edward George. Airlines of Latin America Since 1919. Washington, DC: Smithsonian Institution Press, 1984.
GOULARTI FILHO, Alcides. Formação do complexo e do sistema estatal catarinense. In: VII Jornadas Uruguayas de História Económica. Montevidéu: AUDHE, dez. 2019.
GOULARTI FILHO, Alcides. Formação econômica de Santa Catarina. Florianópolis: Editora da UFSC, 2016.
GOULARTI FILHO, Alcides. Porto, ferrovias e navegação em Santa Catarina. Florianópolis: Editora da UFSC, 2013.
PILEGGI, Aristides. VASP: seus dez primeiros anos de vida. In: Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. São Paulo: IHGSP, v. LXXVIII, p. 323-362, 1982.
TAYLOR, John William Ransom. A evolução da aviação. São Paulo: Melhoramentos, 1982.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.