LEIA INOVAÇÃO:
a relação entre imprensa e comportamento social na cidade de Parnaíba-PI no final dos anos 1970
Resumen
O presente artigo tem como objetivo principal apresentar como o jornal Inovação, periódico mimeografado que emergiu na cidade de Parnaíba-PI em dezembro de 1977 e circulou ininterruptamente nesta mesma cidade até o ano de 1988, a partir da sua escrita, produziu um “jornalismo de prescrição comportamental”, conceito criado por nós para definirmos o que foi a prática escriturística desenvolvida pelos seus elaboradores. Este conceito foi gestado dentro e a partir da perspectiva da História Social da Mídia, a qual toma a imprensa como objeto de estudo e não apenas como fonte historiográfica para a produção do conhecimento historiográfico. Como objetivos específicos, analisamos artigos e matérias constantes das primeiras edições deste periódico, que versavam sobre o comportamento da sociedade parnaibana, notadamente as edições publicadas nos anos de 1977 e 1978. Portanto, ao passo que o Inovação assume aqui a qualidade de objeto de estudo, também nos utilizamos de seus artefatos materiais, para compor o corpus documental, visando entender como os vestígios encontrados sobre esse periódico permitem entender muitos elementos do passado da sociedade parnaibana no referido período histórico. Para a discussão teórica, autores como Certeau (2008) e seu conceito de Economia Escriturística, Mendonça & Fontes (2006) e suas críticas ao “Milagre Econômico”, Botelho (2001) sobre a História Social da Mídia, Fico (2019) e seus estudos acerca da Ditadura Militar, dentre outros, foram fundamentais para nos ajudar a compreender e analisar, à luz de suas teorias, nosso objeto de estudo.
Citas
BOTELHO, Denílson. Por uma História Social da Imprensa. In.: NASCIMENTO, Francisco A. do.; SANTOS, Maria L.; MONTE, Regianny L. (org.). Diluir Fronteiras. Teresina: EDUFPI, 2001.
CARVALHO, Sônia dos Santos. Jornais impressos e História: contribuições para a crítica da fonte que nunca morre. In.: NASCIMENTO, Francisco A. do.; SANTOS, Maria L.; MONTE, Regianny L. (org.). Diluir Fronteiras. Teresina: EDUFPI, 2001.
CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis – RJ: Vozes, 2008.
COSTA, Reginaldo F. da. MOVIMENTO SOCIAL E CULTURAL INOVAÇÃO, Inovação, Ano I, 3ª ed., jan. de 1978, p. 01 e 09.
_______, Reginaldo F. da. EDITORIAL, Inovação, Ano I, 4ª ed., fev. de 1978, p. 03.
FICO, Carlos. Espionagem, polícia política, censura e propaganda: os pilares básicos da repressão. In.: FERREIRA, Jorge.; DELGADO, Lucília de Almeida Neves. (org). O tempo do regime autoritário: Ditadura militar e redemocratização; Quarta República (1964-1985). 1ª ed. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2019.
FONTINELES, Claudia Cristina da Silva. O Recinto do elogio e da crítica: maneiras de durar de Alberto Silva na memória e na história do Piauí. Teresina: EDUFPI, 2015.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 24 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto – Ed. PUC Rio, 2006.
LEIA INOVAÇÃO, Inovação, Ano I, 2ª ed. Jan. de 1978, p. 02.
LIRA, Ângela M. B. EDUCAÇÃO COLEGIAL, Inovação, Ano I, 1ª ed., dez. de 1977, p. 10.
MASCARENHAS, Fábio Nadson Bezerra. Inovadores parnaibanos: a produção do jornal Inovação em Parnaíba de 1977 a 1982. Teresina, PI, 2009,116f. dissertação (mestrado em História do Brasil) – Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, Piauí, 2009.
MENDONÇA, Sonia R. de.; FONTES, Virginia Maria. História do Brasil recente – 1964 – 1992. 5 ed. São Paulo: Ática, 2006.
MENESEZ, A. IGARA CLUBE – UM CARNAVAL DETURPADO, Inovação (capa), Ano I, 4ª ed., fev. de 1978, p. 01.
NAPOLITANO, Marcos. 1964: História do Regime Militar Brasileiro. 1ª ed. São Paulo: Contexto, 2014.
RIBEIRO, Francisco José. JOVENS PARNAIBANOS, Inovação, Ano I, 1ª ed., dez. de 1977, p. 03.
________, Francisco José. INOVAÇÃO E A ALA JOVEM DO MDB, Inovação, Ano I, 1ª ed., dez. de 1977, p. 01.
RIDENTI, Marcelo. Em busca do povo brasileiro: artistas da revolução, do CPC à era da TV. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Editora Unesp, 2014.
________, Marcelo. As oposições à ditadura: resistência e integração. In.: REIS, Daniel A. (et all). A ditadura que mudou o Brasil: 50 anos do golpe de 1964. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
SE ORIENTE COM O INOVAÇÃO. Inovação, Ano I, 2ª edição, jan. de 1978, p. 10.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista de História Regional
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.