DO PACTO NACIONAL À GLOBALIZAÇÃO: ESTADO E SINDICATO NA REGULAÇÃO DO CAPITALISMO NORTE-AMERICANO

Autores/as

  • Flavio Limoncic Universidade Cândido Mendes

Palabras clave:

globalização, sindicatos

Resumen

Na década de 1930, o sindicalismo e o Estado norte-americanos inicia-ram um processo de profundas transformações que os permitiria acumular recur-sos políticos para, nas décadas seguintes, constituirem-se como atores centrais na regulação do capitalismo dos Estados Unidos. No entanto, ambos revelaram-se incapazes de traduzir esta centralidade em instituições permanentes de pactuação social. Por um lado, apesar de tema recorrente em sua agenda, o movimento sindical jamais conseguiu construir um partido trabalhista, e suas relações com o Partido Democrata nunca foram plenamente orgânicas; de outro, a constituição de agências tripartites para a construção de macro-acordos sociais revelou-se inviável com a reação conservadora do pós-Guerra . O pacto fordista keynesiano norte-americano, portanto, revelou-se menos institucionalizado que seus congê-neres social-democratas europeus. Na década de 1960, não seriam mais os sindi-catos, mas os movimentos pela defesa dos direitos civis, que estariam no centro da dinâmica política e a eles se voltaria a Grande Sociedade de Lyndon Johnson . Com a crise do fordismo keynesiano e a ofensiva empresarial dos anos 1970, expressa na globalização produtiva e financeira, que fragilizou pactos sociais nacionais, o movimento sindical norte-americano iniciou um processo de estra-tégia defensiva, no qual a luta por ganhos materiais foi substituída pela luta pela manutenção dos empregos, de qualidade cada vez pior.

Biografía del autor/a

Flavio Limoncic, Universidade Cândido Mendes

Doutorando em História no Programa de Pós-Graduação em História Social do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a orientação do Professor Doutor Francisco Carlos Teixeira da Silva. Bolsista da Capes.

Publicado

2007-09-23

Cómo citar

LIMONCIC, F. DO PACTO NACIONAL À GLOBALIZAÇÃO: ESTADO E SINDICATO NA REGULAÇÃO DO CAPITALISMO NORTE-AMERICANO. Revista de História Regional, [S. l.], v. 4, n. 1, 2007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2076. Acesso em: 24 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos